Todo trabalho realizado em uma empresa pode ser dividido em atividade principal e em serviços secundários. A primeira nada mais é do que a operação em si, a atividade que gera lucros, podendo ser a produção ou a venda de bens e serviços para terceiros.
Já os serviços secundários são justamente o que nós chamamos de facilities, ou seja, serviços que preservam a infraestrutura da empresa, desde a limpeza até a segurança do local.
As atividades de facilities, por sua vez, são classificadas em hard services e soft services. A seguir, nós explicaremos detalhadamente qual é a diferença entre esses dois tipos de serviços e qual é a importância de cada um deles. Continue a leitura para saber mais!
O que são hard services?
Como o próprio nome já sugere, esses são os serviços mais pesados e que estão relacionados à estrutura física da organização. Esse tipo costuma ser exigido por lei para garantir a integridade física e a segurança de todas as pessoas que trabalham nas instalações da empresa. Em outras palavras, os hard services são todas as atividades que não podem ser interrompidas.
Um bom exemplo são as manutenções de instalações elétricas. Nesse caso, o profissional responsável por esse serviço deve analisar a carga elétrica distribuída, a capacidade dos equipamentos, as condições dos cabos, entre outros elementos. Também podemos citar outros exemplos de hard services, como: climatização, iluminação e manutenção de elevadores elétricos.
O que são soft services?
Ao contrário dos hard services, esse tipo de serviço não é obrigatório e, por isso, é considerado como extra, pois o seu objetivo é apenas oferecer mais conforto às pessoas que frequentam as instalações. Os soft services podem ser incluídos ou removidos da lista de atividades secundárias de acordo com as necessidades da organização.
Eles costumam englobar os serviços que não precisam seguir um guia do fabricante. É recomendado que a empresa faça uma avaliação para detectar quais são as necessidades que precisam ser sanadas. Entre os soft services, podemos citar: instalação de alarmes, gestão de resíduos, limpeza, decoração e paisagismo.
Quais são os objetivos dos hard services e soft services?
Os hard services são focados nos equipamentos e nas instalações, enquanto os soft services cuidam mais da parte humana do negócio. Isso faz com que cada uma dessas atividades cause impactos muito diferentes tanto no orçamento da empresa quanto no seu dia a dia.
Resumidamente, podemos dizer que o objetivo dos hard services é prevenir que a produção seja interrompida por problemas na estrutura da corporação, como quedas de energia. Além disso, esses serviços também visam a estender a vida útil das máquinas e dos equipamentos, aumentando a economia e a segurança no trabalho.
Como já dissemos acima, o objetivo dos soft services é elevar o conforto e o bem-estar dos clientes internos e externos de uma empresa. Embora essas atividades não causem efeitos imediatos no desempenho do negócio, investir nessa modalidade é uma estratégia visionária. Afinal, colaboradores felizes trabalham mais, enquanto os clientes, quanto mais bem acolhidos se sentirem, mais vontade terão de comprar o seu produto.
Agora que você já sabe a diferença entre hard services e soft services e também sabe como esses serviços de facilities podem ajudar a sua empresa, procure o quanto antes uma companhia especializada em gestão de facilities. Contratar uma prestadora de serviços é muito mais fácil e rentável que treinar uma equipe própria para realizar cada uma das atividades secundárias da empresa.
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