Para muitos trabalhadores, uma vaga que ofereça um salário bom e apenas isso não é considerada atraente. Os profissionais estão cada vez mais exigentes, pois reconhecem o seu próprio potencial, portanto, investir em uma boa gestão de benefícios é uma das melhores maneiras de atrair e reter grandes talentos.

Essa mudança é capaz de combater o absenteísmo, aumentar o engajamento dos colaboradores, reduzir o turnover e melhorar a imagem da sua empresa.

Se você deseja fazer com que a sua organização se destaque da concorrência e seja reconhecida como um ótimo local para trabalhar, acompanhe a leitura. Mostraremos 4 dicas infalíveis que vão melhorar a gestão de benefícios da sua empresa. Confira!

1. Conheça o perfil dos seus colaboradores

O primeiro passo para fazer uma gestão de benefícios eficiente é conhecer o público que fará uso dos dos mesmos. Afinal, de nada adianta investir em algo que os seus colaboradores não estarão interessados.

Converse com os gestores do setor de recursos humanos e faça uma pesquisa detalhada sobre as características da equipe. A maioria dos seus colaboradores são millennials ou geração Z? A sua equipe conta com pessoas casadas ou solteiras? Seus colaboradores já terminaram os estudos? Qual é a porcentagem de mulheres e homens presentes na sua empresa? As respostas para todas essas perguntas ajudarão a traçar o perfil dos seus colaboradores.

Por exemplo, se a maior parte da sua equipe é formada por homens casados, talvez eles se interessem mais por seguros de vida corporativos e vale-alimentação. Por outro lado, para uma empresa que investe em colaboradores mais jovens e recém-formados, o melhor seria oferecer auxílio-educação e vale-cultura.

2. Considere a flexibilização de benefícios

Mesmo pesquisando o perfil dos seus colaboradores e adotando uma gestão de benefícios que atenda às necessidades da maioria, é impossível chegar em um consenso. Isso significa que alguns colaboradores podem não ficar satisfeitos com os benefícios estabelecidos.

Por este motivo, a flexibilização dos benefícios se tornou uma estratégia comum no mundo corporativo. Embora a flexibilização torne o planejamento e a fiscalização mais desafiadoras, as chances da sua empresa ter sucesso com a gestão de benefícios aumentam.

3. Estabeleça regras claras para a gestão de benefícios

Antes de implementar uma política de benefícios corporativos, a empresa deve esclarecer para todos os seus colaboradores quais são as regras. Toda vez que um colaborador for contratado, ele deve ter acesso às regras sobre a política de benefícios.

O RH deve garantir que todas as informações sobre a política de benefícios foram repassadas aos colaboradores. Essa também é uma ótima maneira de divulgar os pacotes de benefícios e incentivar os colaboradores a participarem deles.

4. Utilize softwares de controle

Administrar uma política de benefícios é uma tarefa desafiadora, principalmente nos casos de pacotes flexibilizados. A boa notícia é que existem maneiras de deixar essa tarefa mais simples e prática: adotando softwares de controle e organização.

Esse tipo de ferramenta virtual poupa muito trabalho, pois os programas atualizam as informações dos colaboradores automaticamente. Sendo assim, sobra mais tempo para que os responsáveis pelo RH da empresa se dediquem a outras tarefas.

Ao seguir as dicas deste texto, temos certeza de que a sua empresa será capaz de fazer uma gestão de benefícios que agradará até os colaboradores mais exigentes. Pense nos benefícios corporativos como um investimento, não como um gasto. Em um futuro próximo, você vai colher os frutos desse investimento.

Achou este artigo interessante? Gostaria de ler mais dicas sobre gestão empresarial? Então, siga a Exal nas redes sociais e acompanhe as nossas postagens! Estamos presentes no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.