O sucesso de uma empresa está relacionado a diversos fatores, especialmente mercadológicos, estratégicos e gerenciais. Nesse sentido, a experiência do funcionário é um elemento primordial e que tem total influência no desempenho de um negócio.

Trata-se de um conceito que determina o nível de engajamento da equipe e o bem-estar organizacional em uma empresa. São aspectos que impactam diretamente a produtividade, a qualidade e o relacionamento com o cliente, pilares para o crescimento.

Você se interessou pelo assunto? Neste post, explicamos o que é a experiência do funcionário, qual a sua importância e como aplicar na sua empresa. Boa leitura!

O que é a experiência do funcionário?

A experiência do funcionário, também chamada pelo termo em inglês employee experience, é o conjunto de percepções do colaborador em relação à empresa. Sendo assim, compreende os sentimentos e a satisfação com a função e as políticas empresariais.

Nesse contexto, é o resultado da experiência do colaborador com a organização, que pode ser tanto positiva quanto negativa. Um fator que é influenciado por diversos critérios, como oportunidades, boa comunicação, liderança e clima organizacional.

Por que a experiência do funcionário é tão importante?

O desempenho e a qualidade das atividades das equipes são decisivos para os resultados de uma empresa. É um aspecto que tem potencial para melhorar, inclusive, a experiência do cliente, o processo de fidelização e a competitividade do negócio.

Em vista disso, a experiência do funcionário é essencial para as estratégias da empresa e ajuda a:

  • atrair e reter talentos;
  • aumentar a produtividade;
  • melhorar o clima organizacional;
  • melhorar a imagem da empresa;
  • reduzir custos com contratações e dispensas;
  • impulsionar a evolução individual e coletiva.

Nesse sentido, aprimorar a experiência do funcionário e contar com uma equipe engajada são ações imprescindíveis para o crescimento da empresa. Sobretudo, contribui para alcançar os objetivos com maior facilidade e criar relacionamentos duradouros.

Como melhorar a experiência do funcionário?

Para melhorar a experiência do funcionário, é preciso pensar em toda a jornada e promover ações consistentes. No entanto, em muitos casos, exige uma mudança cultural para realizar intervenções e elevar os níveis de satisfação.

Em outras palavras, o passo inicial é fazer um diagnóstico sobre a relação atual com os funcionários, coletando e avaliando dados. Dessa maneira, você vai saber quais são os pontos críticos para dar prioridade e promover as mudanças com eficiência.

De uma forma abrangente, implementar melhorias na experiência do funcionário envolve as seguintes ações:

  • estabelecer uma comunicação direta e agradável;
  • desenvolver uma liderança humanizada e de qualidade;
  • construir uma cultura com objetivos claros;
  • disponibilizar uma ótima infraestrutura;
  • ouvir os funcionários e sempre dar feedback;
  • oferecer uma rotina flexível;
  • oferecer recursos para auxiliar nas finanças pessoais;
  • reconhecer avanços e celebrar cada conquista;
  • desenvolver o plano de carreira;
  • não abrir mão da diversidade;
  • acompanhar e investir em tecnologia;
  • incentivar a criatividade e a autonomia;
  • garantir um bom clima organizacional;
  • criar atividades educativas e incentivar a capacitação;
  • pensar em atividades para descontrair e relaxar, como meditação;
  • definir e monitorar indicadores de RH.

Como você pôde notar, a experiência do funcionário é um aspecto essencial para o desempenho de uma empresa no mercado. Por isso, defina políticas para elevar o engajamento e ter uma equipe satisfeita e comprometida com os objetivos.

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