Reduzir a rotatividade na empresa está entre os principais objetivos de muitas organizações. Isso porque são perdidas horas de trabalho na constante admissão e demissão de colaboradores, além de gastos com integração, documentos, entre outros.

Há muitos motivos que levam à alta rotatividade. O mais comum é o descontentamento do funcionário em relação à empresa. Muitas vezes, ele se sente desmotivado e sem perspectiva de crescimento profissional no ambiente de trabalho. Consequentemente, a empresa não consegue reter os talentos e pode comprometer a qualidade dos serviços.

É justamente por esse motivo que diminuir a rotatividade é tão importante. Mas, como isso é feito? Acompanhe as nossas dicas e aprenda!

Ofereça boas condições de trabalho

Parece óbvio fornecer ao colaborador tudo o que ele precisa para exercer o seu trabalho de forma eficiente. No entanto, nem sempre as organizações dão atenção a esse ponto. Cadeiras desconfortáveis, equipamentos quebrados e ambiente barulhento, por exemplo, fazem parte do dia a dia de muitos profissionais.

A consequência é uma só: baixa produtividade e colaboradores doentes e estressados. Por isso, o primeiro passo para diminuir a rotatividade na empresa é fornecer aos funcionários um ambiente agradável. Afinal, é nele que os profissionais passam boa parte do tempo diariamente.

Móveis ergonômicos, equipamentos novos e ambiente climatizado são algumas sugestões que proporcionam mais conforto e contribuem para o rendimento dos funcionários.

Invista em capacitação e treinamento

Quando um funcionário sente que não é valorizado tende a ficar desmotivado e sem expectativa de crescimento profissional. O grande problema é quando essa situação não é identificada e assume grandes proporções, ou seja, um colaborador insatisfeito começa a influenciar os demais.

Uma das formas de mostrar ao colaborador que a empresa se importa e acredita no seu potencial é por meio do investimento em cursos e treinamentos. Além de fazer com que a equipe fique mais engajada, é uma forma de manter todos os funcionários em constante aprendizado.

Elabore planos de carreira

Por falar em expectativa de crescimento profissional, nada mais justo que definir um plano de carreira. Esse processo é uma forma de mostrar aos funcionários até onde eles podem crescer, bem como as vantagens dessa progressão profissional.

No final, todos saem ganhando. Mas, para criar um plano de carreira eficaz, pesquise o mercado e as empresas concorrentes. Se necessário, conte com a ajuda de profissionais do ramo.

Aprenda a dar e receber feedbacks

Outro ponto de extrema importância e que impacta na rotatividade da empresa é a comunicação interna. Evitar ruídos e amenizar fofocas é essencial para proporcionar um ambiente que seja agradável e produtivo.

Por isso, dar e receber feedbacks constantemente é sempre algo bom. Com essa medida, é possível acompanhar de perto a realidade de cada colaborador, entender os problemas e pensar em soluções de forma conjunta.

Mantenha os colaboradores motivados

Funcionários satisfeitos e felizes no ambiente de trabalho contribuem para o sucesso da empresa como um todo. Para isso, vale sempre pensar em maneiras de motivá-los constantemente. É possível investir em confraternizações, eventos, sorteios, brindes para os funcionários que mais se destacaram, flexibilidade de horário, entre outras ações.

Ainda sobre o bem-estar do colaborador, é possível incluir benefícios muito valorizados, como o plano de saúde e a alimentação balanceada. Além de contribuírem com a saúde deles, mantêm todos motivados.

Os gestores e coordenadores precisam mostrar que se importam com a qualidade de vida de todos aqueles que fazem parte da organização. Somente assim haverá retenção de talentos.

Como vimos, diminuir a rotatividade na empresa requer dedicação e comprometimento. Pensar na qualidade de vida dos funcionários é o primeiro passo. O processo precisa ser feito diariamente, mas resulta em um ambiente de trabalho muito mais feliz e produtivo.

E você, percebeu como é importante diminuir a rotatividade nas empresas? Então, aproveite e leia também sobre o que fazer para melhorar o clima organizacional e aprimore o seu conhecimento!

Fechar Menu