Projetar a cozinha de um restaurante é uma tarefa que exige muito planejamento. Quando falamos sobre a cozinha de um restaurante corporativo, a etapa do planejamento se torna ainda mais importante. Isso acontece porque um restaurante coletivo tem necessidades diferentes de um estabelecimento comercial.

Contar com uma cozinha bem estruturada e equipada é tão importante quanto ter uma equipe de cozinheiros preparada. É necessário planejar a parte do preparo das refeições, do armazenamento e até mesmo do descarte. Tudo isso garante que erros sejam evitados e que a cozinha se torne um ambiente seguro tanto para quem trabalha nela quanto para quem receberá as refeições.

A seguir, mostraremos quais cuidados você deve levar em consideração na hora de projetar uma cozinha do restaurante. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura.

Conheça a legislação

O primeiro passo para se projetar uma cozinha em um restaurante corporativo é estudar as normas da Anvisa. Cozinhas industriais precisam passar periodicamente por fiscalizações para garantir que o local está apto a preparar refeições em grande escala com toda a segurança necessária. Sendo assim, as empresas que não seguem as normas vigentes estão sujeitas a multas e processos judiciais.

As normas devem ser estudadas antes de começar a construir a estrutura da cozinha. Imagine só você investir o dinheiro da empresa para construir uma cozinha de restaurante e logo em seguida ser impedido de abri-la por problemas de falta de ventilação, por exemplo. Para evitar esse tipo de problema, conte com a ajuda de advogados.

Priorize a segurança e a higiene do local

Uma cozinha industrial é um ambiente de alto risco, seja devido à contaminação dos alimentos ou aos acidentes que possam acontecer no manuseio de equipamentos, como facas e fogão.

Sendo assim, para tornar a cozinha um ambiente seguro, a sua estrutura deve seguir uma série de regras. As principais entre elas são:

  • os pisos devem ser antiderrapantes, sem desenhos, frios e em cores neutras;
  • paredes com azulejos, com superfície lisa e acabamento arredondado;
  • portas ajustadas ao batente e com fechamento automático;
  • janelas protegidas contra os raios solares para evitar o contato com alimentos e equipamentos;
  • espaço para armazenamento de alimentos arejado e longe de fontes de calor.

Escolha os melhores equipamentos

Sabemos que o projeto de uma cozinha no restaurante pode representar um grande gasto para a empresa, no entanto, não tente economizar na hora de comprar os equipamentos da cozinha. Os equipamentos e utensílios da cozinha não só ajudam no preparo dos alimentos como também garantem maior segurança à equipe.

Ao escolher os fogões e os fornos, pense na produção da cozinha. Quanto maior for o número de colaboradores da sua empresa, maiores e mais potentes devem ser os fornos e os fogões. Já as geladeiras e os freezers devem ter, de preferência, portas transparentes para facilitar a visualização dos alimentos.

Outro item muito importante que não pode faltar em uma cozinha industrial é a coifa, pois ela é responsável por eliminar a fumaça e os odores indesejados. Os demais utensílios, como liquidificadores, batedeiras, prateleiras, panelas e frigideiras devem ser adquiridos em grande quantidade, sempre pensando na demanda da cozinha.

Conte com a ajuda de profissionais

Sabemos que projetar uma cozinha industrial não é uma tarefa fácil. Além do que já citamos neste texto, existem outros cuidados que devem ser considerados ao se projetar uma cozinha de restaurante.

Sendo assim, se você quer evitar o surgimento de possíveis problemas decorrentes de erros de planejamento, o ideal é contar com uma empresa especializada na montagem e gestão de cozinhas corporativas.

Gostou das nossas dicas? Precisa de ajuda para projetar a cozinha do restaurante da sua empresa? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre os nosso serviços.