Você geralmente se pega sonhando acordado durante o expediente? Ou então costuma esquecer um favor que o seu chefe acabou de pedir ao voltar para a sua mesa? Esses são só alguns exemplos de como a falta de concentração no trabalho pode prejudicar o seu rendimento.
A concentração e o foco são pré-requisitos essenciais que todo profissional deve ter dentro do seu ambiente de trabalho. No entanto, sabemos que manter essas duas habilidades bem calibradas o dia todo não é uma tarefa fácil. A seguir, falaremos mais detalhadamente sobre a importância da concentração para a vida profissional das pessoas e mostraremos como você pode melhorar o seu foco e a sua atenção.
Achou o assunto interessante? Então acompanhe a leitura para saber mais!
Qual é a importância da concentração no âmbito profissional?
Manter o foco em uma mesma tarefa por muito tempo é uma tarefa difícil para a maioria das pessoas, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Isso acontece porque o nosso cérebro está atento a várias situações ao mesmo tempo.
Enquanto você faz um relatório, a sua cabeça está atenta na conversa no telefone do seu colega ao lado ao mesmo tempo que planeja o almoço do dia seguinte. Além disso, hoje em dia existem os smartphones e as redes sociais, que são responsáveis por roubar grande parte do nosso tempo, prendendo a nossa atenção em coisas desnecessárias.
Manter a atenção dentro do ambiente de trabalho não garante apenas que você melhore a sua produtividade, mas também melhora a qualidade da sua produção. Por exemplo, um relatório feito com foco e dedicação certamente ficará melhor do que aquele feito por alguém que fez três pausas para um cafezinho.
Saber manter a concentração pode se tornar o seu diferencial competitivo, afinal, os gestores sabem diferenciar quem é focado e quem vive distraído. Ser conhecido como um funcionário esquecido e desatento não é nada bom para a sua reputação dentro da empresa.
Como é possível melhorar a atenção no trabalho?
O primeiro passo para melhorar a sua produtividade e evitar que a sua mente se distraia é realizar as suas tarefas na hora que elas surgirem. Não deixe para depois, porque assim você corre o risco de se distrair e acabar se esquecendo do que deveria ser feito.
Outra dica muito simples, mas que ao mesmo tempo é muito difícil de colocar em prática é se afastar de smartphones, televisão, telefones ou qualquer outro ladrão de atenção. Os minutinhos que você passa respondendo uma mensagem ou outra do celular podem parecer inocentes, no entanto, no fim do dia, esses minutos podem ser responsáveis por roubar horas de produção.
Por último, mas não menos importante, estabeleça as suas prioridades e coloque objetivos diários para si mesmo. Por exemplo, ao invés de passar o dia todo se preocupando com o fechamento do caixa que é feito somente no final do expediente, concentre-se em tarefas que precisam ser terminadas antes. Estabelecer prioridades e objetivos é uma dica que pode ajudar principalmente quem tem problemas de organização.
Qual é a relação entre alimentação e falta de concentração no trabalho?
Poucas pessoas param para pensar nessa questão, mas muitas vezes a falta de atenção está relacionada a fatores fisiológicos e psicológicos. Por exemplo, pessoas com TDAH sofrem com a falta de concentração desde que nasceram.
Outro fator que também está diretamente ligado à nossa capacidade de concentração é a alimentação. Existem muitas vitaminas e minerais que são responsáveis por melhorar a nossa memória e ação cerebral, portanto, quem não se alimenta corretamente está, sim, propenso a ter mais problemas com falta de concentração no trabalho.
Entre os alimentos que melhoram a nossa memória e concentração podemos citar:
- brócolis;
- frutas cítricas;
- linhaça;
- abacate;
- cereais;
- azeite de oliva.
Então, se você quer melhorar a memória, a concentração e a produtividade dos seus funcionários, ofereça uma alimentação de qualidade para eles. Contar com um restaurante corporativo é a melhor maneira de garantir que seus colaboradores se alimentarão de forma saudável.
Gostou das nossas dicas? Você também sofre de falta de atenção no trabalho, mas conseguiu achar uma solução? Compartilhe conosco a sua opinião sobre o texto e também as suas experiências nos comentários abaixo!