A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus que teve origem na China, se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil. Os meios de comunicação brasileiros, jornal, rádio, TV e Internet alertam diariamente a importância da prevenção para evitar a contaminação.
Porém, será que as empresas do país estão contribuindo com a comunicação na prevenção do coronavírus? Levando informações de como se prevenir do vírus a seus colaboradores? Nesse contexto, é importante a informação nutra seu grupo, seja coerente, com embasamento em pesquisas e verdadeiras.
Isso contribui para a não disseminação de fake news, além de alertar seus funcionários para as notícias falsas que surgem em grupos de WhatsApp, Facebook etc. Além disso, a conscientização é primordial para que a sua equipe saiba se cuidar.
Para você que atua no ramo de RH, elaboramos um artigo que vai auxiliar na abordagem deste assunto com seus colaboradores. Confira!
Divulgar informações na internet o hub da empresa
Na internet existe uma ferramenta que garante acesso restrito aos funcionários da empresa. Através dela é possível propagar informações, informar sobre novas medidas que serão adotadas pela instituição, fornecer treinamento entre outros. Esta ferramenta utiliza um sistema de padronização, que lhe permite alcançar a todos colaboradores da empresa.
Fazer envio de newsletter aos colaboradores
A newsletter, que é uma ferramenta clássica do marketing para engajar seu público, pode ser uma aliada. Programe o envio de notícias sobre novos materiais, produtos ou serviços que estão disponíveis em suas plataformas.
A ferramenta é extremamente útil porque é uma forma quase instantânea de comunicação. Afinal, a cada dia surgem novos meios de prevenção, formas de evitar a propagação do vírus e estudos realizados sobre um antídoto para o vírus. Por essa razão, uma boa ideia aqui é elaborar uma espécie de boletim informativo semanal que discorra todas as informações possíveis para sua equipe de trabalho.
Utilizar as redes sociais
As redes sociais são uma forma da empresa estar mais próxima de seu público: são importantes ferramentas para a divulgação de sua marca, geram engajamento e, consequentemente, auxiliam no aumentos das vendas. Mas, além disso, as redes sociais também são um canal importante de informação!
Dessa forma, use-as não só para fins comerciais, mas também como fonte de informação interna, garantindo que seus colaboradores estejam atentos às notícias sobre o que acontece no Brasil e no mundo.
TV corporativa
A TV corporativa funciona como uma espécie de mural — por isso, deve ser fixada em pontos estratégicos, onde o fluxo de funcionários seja intenso. Se você conta com esse aparato, use-o a seu favor!
Para chamar a atenção, a dica é utilizar imagens acompanhadas de pequenos textos informativos, para que mesmo em um ambiente de trabalho — e durante o expediente — o colaborador consiga se manter bem informado.
Em tempos de pandemia, as melhores ferramentas são a comunicação e a informação. Como empresa, é dever utilizar uma boa comunicação na prevenção do coronavírus, de modo que eles se sintam, de alguma forma, acolhidos e seguros nesses tempos difíceis.
Gostou do nosso artigo sobre a comunicação interna sobre a prevenção ao coronavírus? Assine nossa newsletter para receber mais materiais como este.