A tecnologia chegou para ficar: saiba como funciona a Internet das Coisas na limpeza hospitalar.
Você já deve ter ouvido falar no termo Internet das Coisas (IoT). Sendo assim, se você ainda não está familiarizado com esta expressão, a Exal Facilities explica: ela indica tudo que é físico, mas que possui tecnologia.
Vamos a um exemplo prático: durante o auge da pandemia de Covid-19, muitos estabelecimentos instalaram sensores nas portas para contar, de forma automática, o número de clientes que entram e saem.
Este é um exemplo de peça física que está conectada à Rede Mundial de Computadores para a transmissão dos dados obtidos.
Você sabia que é possível utilizar a Internet das Coisas na limpeza hospitalar, seja ela terminal ou recorrente? Dessa forma, se você quer saber como, continue conosco. Então, boa leitura!
Manutenção proativa com Internet das Coisas na limpeza hospitalar
A Internet das Coisas na limpeza hospitalar pode ser uma peça chave quando o assunto é manutenção. Afinal, todos sabemos que os hospitais precisam estar sempre com a manutenção em dia.
Neste sentido, podem ser instalados no prédio sensores inteligentes para prever as necessidades de manutenção e também detectar o possível surgimento de problemas.
Controle de climatização e iluminação
É comum os hospitais possuírem dezenas e até mesmo centenas de quartos e outras dependências. Afinal, você já pensou no tamanho do gasto com energia elétrica? Por meio da Internet das Coisas é possível instalar um controle totalmente remoto dos sistemas de climatização e iluminação.
Em quartos vagos, por exemplo, é possível deixar as luzes e a climatização permanentemente desligadas. Sendo assim, com o horário marcado para que o paciente entre no centro cirúrgico, é possível programar para que a sala esteja com a temperatura desejada e as luzes acesas.
Automação da segurança
Uma segurança de qualidade é primordial nos hospitais. Atualmente, existem câmeras de segurança e sensores de presença que podem ser instalados em todo o prédio para garantir a segurança dos usuários e também dos trabalhadores.
Com a segurança automatizada, a equipe de limpeza pode se dedicar inteiramente ao trabalho e não se preocupar com quem entra ou sai das instalações.
Redução do consumo de insumos
A Internet das Coisas na limpeza hospitalar também auxilia no controle e redução do consumo de insumos, como papel higiênico, papel toalha e produtos de higienização. Além disso, a tecnologia dentro dos hospitais auxilia na redução de gastos com medicamentos, vacinas e materiais biológicos.
A tecnologia promove, ainda, um transporte de melhor qualidade, um armazenamento eficaz e o correto monitoramento dos insumos. Além disso, é possível rastrear quem pegou determinado medicamento e/ou produto e no que exatamente eles foram utilizados.
Big Data com Internet das Coisas na limpeza hospitalar
A utilização do Big Data – tecnologia utilizada para armazenamento de dados e controle de ambientes de forma independente – também traz muitas vantagens para a limpeza hospitalar.
Com ele, é possível prever as demandas de produtos de higiene, melhorar a distribuição entre os setores ou andares, gerir os funcionários da limpeza, reduzir gastos, entre outros.
Fale com a Exal Facilities
A Exal oferece para você e para o seu negócio soluções completas em facilities. Sendo assim, você tem um problema, nós apresentamos a solução, fale conosco!