O programa 5S é uma metodologia de origem japonesa. Anos atrás, donas de casa elaboraram e popularizaram esse método, que foi inicialmente criado para organizar as tarefas domésticas e incentivar a família a participar da arrumação da casa.

Com o passar do tempo, gestores visionários perceberam que a base das regras desse programa, tão enraizada na cultura do país asiático, poderia ser aplicada dentro de qualquer ambiente profissional e em empresas dos mais variados setores.

Se você não sabe quais regras são essas, não se preocupe. Neste post, falaremos especificamente sobre a definição de cada regra dos 5S e como descobrir se os seus fornecedores trabalham seguindo essas premissas. Vamos começar?

Seiri

O primeiro S (seiri) ficou conhecido como Senso de Utilização. Quando levamos esse senso para um restaurante corporativo, ele define que uma cozinha não pode ser bagunçada — quanto mais organizados estiverem os equipamentos, mais espaço livre haverá para que os cozinheiros trabalhem.

A melhor forma de aplicar o seiri em restaurantes é levando em consideração a frequência com que os equipamentos e utensílios de trabalho são utilizados.

O que é usado constantemente deve ser mantido dentro do ambiente de trabalho. Aquilo que surge uma ou duas vezes ao dia se coloca próximo ao local, enquanto os itens retirados apenas uma vez por semana permanecem no almoxarifado. Tudo que não figura como necessário é descartado. Como gestor, é seu papel observar esses aspectos.

Seiton

O Senso de Arrumação ajuda os funcionários a deixarem o ambiente de trabalho sempre organizado. Após a decisão do que precisa ficar dentro da cozinha, todos os itens são postos em um lugar específico.

Talheres, pratos, panelas e eletrodomésticos, por exemplo, devem ser guardados a, no máximo, dez passos dos profissionais que os utilizam, para agilizar o serviço. Até mesmo o estoque precisa seguir esse padrão de organização, por exemplo, separando os alimentos por tipo de produto.

Os funcionários que atuam na cozinha precisam respeitar uma regra básica para que o seiton funcione: colocar tudo de volta no lugar de origem após a utilização. Você já percebeu se isso realmente acontece no restaurante da sua empresa?

Seiso

Agora é hora de falar sobre o Senso de Limpeza, que figura como uma das partes mais importantes em uma cozinha.

Manter o restaurante limpo não significa apenas ter cuidado com os utensílios e com o chão. Fumaça, uniformes sujos, odores desagradáveis e ruídos altos e contínuos também podem ser classificados como poluição. Isso sem falar na poluição visual (quando há diversos objetos espalhados pelo ambiente), que pode afetar a produtividade no ambiente.

Seiketsu

O Senso de Padronização visa regularizar e fiscalizar todas as etapas anteriores, garantindo, assim, que elas sejam executadas da melhor maneira possível.

Faz parte do seiketsu estabelecer regras e normas de conduta para que todos os funcionários zelem pela higiene, organização e bom funcionamento do restaurante.

Essa padronização deve ser levada a sério inclusive pelos funcionários de cargos mais elevados dentro da cozinha, pois a manutenção de um restaurante é caso de saúde pública.

Shitsuke

O Senso de Disciplina é fundamental, visto que os funcionários não são fiscalizados 24h por dia. Há momentos em que eles trabalham sozinhos e, por isso, a responsabilidade ética e moral precisa ser trabalhada.

Se os colaboradores são disciplinados e comprometidos com a organização, seguirão as normas até mesmo sem fiscalização. Além de aumentar a segurança de toda a equipe, se valer do bom senso também melhora as relações interpessoais e promove a valorização do coletivo.

Gestores e líderes podem perceber com muita facilidade quando os 5S estão sendo aplicados na gestão do empreendimento pelo seu fornecedor. A organização, a higiene e o trabalho padronizado mostram quando os 5S são seguidos corretamente. Sendo assim, esteja atento!

Quer entender mais sobre a gestão de restaurante? Está precisando de uma ajuda profissional? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

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