A vida moderna torna tudo mais prático: comidas que ficam prontas em minutos, escadas rolantes que são mais rápidas do que as convencionais, carros que substituem bicicletas, entre outras vantagens. No entanto, a praticidade e a rapidez, muitas vezes, dão origem a dois problemas de saúde: sedentarismo e obesidade.

O sedentarismo é a falta de exercícios físicos na rotina. Quem passa muito tempo sem movimentar o corpo não promove gastos energéticos que são benéficos à saúde. Essa inatividade corporal leva a outro problema bastante conhecido: a obesidade. O excesso de peso é quando o corpo acumula gordura, podendo levar o indivíduo a ter diversas doenças, como pressão alta, diabetes e aumento do colesterol.

Vale destacar que, hoje em dia, esses dois problemas estão bastante presentes na rotina de muitas empresas, impactando diretamente na saúde, motivação e no rendimento dos colaboradores.

Mas, o que fazer para combatê-los? Acompanhe o post e entenda!

Promova programas de ginástica laboral

A ginástica laboral é uma sequência de exercícios que são feitos durante o expediente a fim de promover boas condições físicas e mentais a todos os colaboradores. Os profissionais que passam horas sentados em frente ao computador, ou até mesmo muito tempo em pé, tendem a adquirir dores musculares e má postura.

Aderir ao programa de ginástica laboral é uma ótima forma de exercitar a todos, combatendo tensões, dores e, consequentemente, aumentando a produtividade. Afinal, as pausas ao longo do dia geram bem-estar e aumentam o foco do colaborador.

Evite que o funcionário permaneça em uma única atividade

A rotina corrida de muitas empresas faz com que os colaboradores trabalhem sem interrupções. Além de ser algo estressante, a falta de movimentos no corpo gera dores e, claro, ocasiona o sedentarismo.

Para evitar esses problemas, a dica é evitar que os funcionários fiquem muitas horas em uma única atividade. Então, sempre que possível, sugira que as reuniões sejam feitas com as pessoas em pé e, a cada 1 hora, peça para o colaborador caminhar pelo escritório, beber água, entre outras atividades que o tirem da mesma posição.

Incentive a prática de exercícios físicos

A partir da ginástica laboral, é possível incentivar os profissionais à adesão de atividades físicas em sua rotina, como antes ou depois do expediente. Muitas empresas investem na flexibilidade de horários para os funcionários que frequentam academias próximas. Além disso, é possível fazer parcerias com a academia mais perto da empresa, motivando os colaboradores.

Outra dica interessante para o combate do sedentarismo e obesidade no ambiente de trabalho é criar quinzenalmente ou mensalmente uma maratona, partida de futebol ou outro esporte para todos da empresa participarem. Além de ser um momento de descontração, não deixa de promover os cuidados com a saúde.

Forneça uma alimentação balanceada

Outro ponto de atenção para melhorar a saúde dos colaboradores e, consequentemente, sua motivação e satisfação no ambiente de trabalho é a alimentação balanceada. Nesse caso, o ideal é buscar por um bom fornecedor do segmento de restaurante corporativo e desenvolvimento de refeições saudáveis para fazerem parte do cardápio dos funcionários.

Frutas, legumes e verduras são indispensáveis para fornecer energia, disposição e, claro, equilibrar com a rotina corporativa. Fornecer alimentos saudáveis é, portanto, imprescindível para combater o sedentarismo e a obesidade no meio corporativo.

E você, gostou do artigo? Pôde aprender mais como eliminar de vez o risco de sedentarismo e obesidade dentro do ambiente de trabalho? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar atualizado sobre tudo o que postamos por lá. Estamos presentes no Facebook, Youtube, Linkedin e Instagram.

Fechar Menu