Saiba como as IAs podem ajudar a otimizar tempo e tarefas, gerar relatórios diversos, reduzir custos e melhorar os serviços de facilities. Confira!

Nos últimos anos passamos por mudanças tecnológicas significativas que alteraram em muito a nossa relação com diversas coisas à nossa volta. A forma como consumimos mudou, a nossa relação com o trabalho mudou, novas profissões surgiram, outras deixaram de existir. E uma dessas mudanças tecnológicas representou um salto em diversos sentidos que ainda estamos por entender por completo. E nesse contexto uma das novas tecnologias evoluiu muito nos últimos anos: As Inteligências Artificiais. Em especial nesse último ano, passando a realizar tarefas cada vez mais complexas. 

Nesse artigo vamos abordar como algumas empresas vêm incorporando Inteligências Artificiais para melhorar e tornar mais eficiente a gestão de diversos processos, sejam eles no dia a dia da indústria ou em ambientes corporativos.   

As Inteligências Artificiais e a transformação nas empresas

A revolução tecnológica trouxe consigo uma série de inovações que estão redefinindo a maneira como as empresas operam e se organizam. No centro dessa transformação, encontramos as Inteligências Artificiais (IAs), que se tornaram ferramentas indispensáveis para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência. 

Aplicações práticas das IAs nas empresas
Muito além dos já conhecidos softwares de gestão, as IAs ampliam seus domínios de atuação a cada dia. Um exemplo prático para o setor de facilities, por exemplo, é a programação de limpeza. Em vez de seguir rotinas padrão, as IAs podem analisar a necessidade de cada setor da empresa e, com base nesses dados, criar escalas otimizadas, economizando tempo e recursos.

No campo da segurança, as IAs podem auxiliar na identificação de visitantes e funcionários na recepção de prédios corporativos, cruzando dados e garantindo um ambiente mais seguro. Além disso, têm a capacidade de gerar relatórios detalhados de produtividade, analisar grandes volumes de dados para gerir recursos, como estoques e consumo de energia, e identificar padrões que seriam imperceptíveis ao olho humano.

Na indústria elas já são utilizadas para acompanhar e otimizar o funcionamento de máquinas e equipamentos, permitindo planos de manutenção preventiva, evitando paradas desnecessárias e melhorando e adaptando o seu funcionamento conforme a demanda de produção, reduzindo assim custos desnecessários. 

A adoção crescente das IAs 
Recentemente, estudos mostram que a adoção de tecnologias, e em particular das IAs, vem crescendo exponencialmente nas empresas. Segundo o relatório de 2021 da Gartner, até 2024, 75% das grandes empresas terão adotado pelo menos uma forma de IA em suas operações. Isso é um testemunho da confiança que o setor corporativo deposita nessa tecnologia e de como ela já é uma realidade presente.

IA e o toque humano
No entanto, por mais avançadas e eficientes que sejam, as Inteligências Artificiais ainda têm um campo no qual não podem se igualar aos seres humanos: a sensibilidade e a capacidade de criar conexões genuínas. A simpatia, a empatia e a personalização no atendimento são características intrinsecamente humanas. As IAs podem nos auxiliar a entender padrões, tomar decisões informadas e gerir recursos, mas o calor humano e o relacionamento interpessoal continuam sendo insubstituíveis.


As Inteligências Artificiais são, sem dúvida, uma grande aliada das empresas modernas, promovendo organização, gestão eficiente e análise aprofundada. No entanto, o equilíbrio ideal se dá na harmoniosa combinação entre a precisão das máquinas e a singularidade do toque humano. Enquanto as IAs nos fornecem ferramentas para melhorar a eficiência, cabe a nós humanos infundir em nossas empresas valores, cultura e conexões verdadeiras.

Gostou desse conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!