Produtividade e competitividade são dois dos pilares que regem os empreendimentos na atualidade. No entanto, para garantir que esses dois aspectos trabalhem juntos, é fundamental otimizar processos, o que pode receber interferência de diferentes fatores. Você sabia, por exemplo, que o layout de indústria pode influenciar na eficácia dos processos?

Neste artigo, explicaremos melhor sobre a ligação entre a gestão de pessoas e o layout de indústria, bem como sobre o impacto disso no dia a dia corporativo. Confira!

O que é e como criar um layout de indústria eficiente?

O layout de indústria consiste na disposição de máquinas, móveis, equipamentos e pessoal em um ambiente de trabalho. A ideia é rearranjar objetos e pessoas de maneira fluida, o que permitirá uma maior facilidade na execução das tarefas a serem realizadas, além de trazer maior segurança para a equipe de trabalho.

O primeiro passo para criar um projeto de layout eficaz é decidir o modelo pelo qual as estações de trabalho serão arranjadas: layout por produto, layout por processo e layout com posição fixa. Cada qual tem uma funcionalidade, como ordenar a indústria por produção em série. Por isso, é importante otimizar a constituição do espaço, tornando-o útil, mantendo processos mapeados e facilitando o fluxo de pessoas.

Qual a relação da gestão de pessoas com o layout industrial?

Falamos sobre o aspecto físico da questão, mas é hora de destacarmos o impacto que o layout de indústria tem sobre a gestão de pessoas. O fato de otimizar processos faz com que a equipe se torne mais produtiva. No entanto, esse apenas é um dos benefícios. A seguir, conheceremos como essa relação funciona.

Redução das taxas de absenteísmo e turnover

O layout de indústria tem como objetivo oferecer condições laborais mais seguras aos trabalhadores. Com a organização mais adequada do espaço, as chances de que aconteçam acidentes, bem como doenças profissionais, são reduzidas. Esses fatores têm influência direta sobre as taxas de absenteísmo e turnover.

Isso não só permite que o colaborador tenha um melhor desenvolvimento, como ajuda no processo de retenção de talentos dentro da empresa, o que eleva as chances de construir uma equipe de alta performance.

Estímulo à integração de colaboradores

Por proporcionar um melhor fluxo de pessoas, o layout promove a integração de colaboradores, mas também ajuda a estabelecer maior conforto para eles, interferindo diretamente na qualidade de vida. Consequentemente, o trabalho de gestão de pessoas consegue ter uma fluidez na comunicação, além de impacto mais consistente na busca pela colaboratividade.

Maior eficácia do trabalho

Um dos maiores desafios das empresas na atualidade é melhorar a eficácia do trabalho. Ou seja, fazer com que a equipe esteja em sinergia, produzindo mais em menos tempo. Com o auxílio do layout industrial adequado, é possível tornar a locomoção mais fácil e segura, o que facilita a inserção de ações que promovam a produtividade em todas as suas fases.

Quando a equipe é alocada corretamente e tem condições favoráveis de trabalho, os responsáveis pela gestão de pessoas conseguem ter uma visão mais clara e estratégica dos colaboradores. Isso influencia, por exemplo, na elaboração de relatórios sobre pontos a serem melhorados, bem como no estabelecimento dos treinamentos mais adequados.

Como vimos, o layout de indústria é ponto importante para a gestão de pessoas. Logo, se algum problema for detectado, é essencial que a equipe responsável pelo RH, por exemplo, verifique se a organização do espaço está interferindo no comportamento do grupo.

E então, gostou do nosso artigo? Quer continuar recebendo conteúdos como este no seu e-mail? Assine a nossa newsletter!

Fechar Menu