Muitas metodologias e técnicas de gestão de pessoas já foram criadas com o objetivo de aproveitar as habilidades dos colaboradores ao máximo. Um dos modelos de gestão que mais está chamando a atenção das grandes organizações hoje em dia é o Squad.

A seguir nós explicaremos o que é Squad, quais suas principais vantagens e como ele pode ajudar a melhorar a produtividade da sua empresa. Quer saber mais? Então continue com a leitura!

O que é Squad?

Você certamente deve conhecer alguma organização em que cada departamento tem o seu escritório, de modo que não interage com setores diferentes. Cada colaborador só trabalha com pessoas da mesma área que ele e é conduzido por um gestor que também pertence ao seu setor. Saiba que esse modelo de gestão, embora ainda seja usado por muitas organizações, está ultrapassado.

Outros modelos de gestão de pessoas estão surgindo dentro das organizações para otimizar os resultados, como é o exemplo do Squad. As startups são as empresas que mais costumam aderir a esses novos modelos de gestão, mas não se engane: muitas organizações gigantescas, como é o caso do Spotify e da Nubank, também se renderam aos benefícios do Squad.

Squad é um termo em inglês que significa pelotão ou tropa. Dentro das organizações, os Squads são equipes multidisciplinares, ou seja, vários colaboradores de áreas diferentes trabalham juntos com um mesmo objetivo. Geralmente, um Squad é formado por até 10 pessoas.

O diferencial do Squad é que cada time tem a autonomia para decidir qual problema eles pretendem solucionar, entretanto os objetivos dos Squads devem estar sempre alinhados às metas da organização. Nesse modelo de gestão também não há uma figura de liderança, já que os times são autogeridos. A divisão funcional também não é constituída pelos cargos tradicionais.

Quais são as vantagens dos Squads para as empresas?

A maior vantagem desse novo modelo de gestão em relação ao de divisão setorial tradicional é a agilidade na solução de problemas e realização de projetos. Isso acontece porque no modelo de divisão tradicional cada departamento tinha os seus objetivos, horários e prazos individuais. Por isso, a interação entre os departamentos era falha.

Dentro de um Squad, pessoas de setores diferentes trabalham juntas com um mesmo objetivo, então as falhas decorrentes da divergência de interesses não acontecem dentro desse modelo de gestão.

A interação entre os colaboradores que trabalham em um mesmo Squad também é muito maior. Embora seja um time pequeno, a equipe tem grandes responsabilidades, o que aumenta o senso de coletividade e a dedicação de cada colaborador.

Por último, vale citar que, dentro de um Squad, um colaborador pode realizar tarefas que vão além da sua função tradicional na empresa. Se você terminou o seu trabalho, pode se aventurar a ajudar os integrantes do grupo que atuam em áreas diferentes da sua. Com isso, os colaboradores aprendem a desenvolver novas capacidades.

Como implantar Squads dentro de uma empresa?

Embora o Squad traga muitas vantagens para a organização, aderir a essa nova forma de gestão é uma tarefa difícil e que exige muita comunicação entre as partes. Ao definir as equipes, os gestores também precisam levar em conta o perfil de cada colaborador ao invés de escolher pessoas aleatórias para trabalharem juntas.

Para criar Squads, também é necessário criar chapters e tribes. Chapters são uma linha que passa por todos os Squads e conecta os profissionais de uma mesma área. Isso significa que todos os colaboradores do setor de marketing, por exemplo, precisam estar alinhados entre si, mesmo que cada um tenha o seu Squad. As tribes são a fusão de dois ou mais Squads que têm objetivos similares e, por isso, precisam trabalhar juntos.

Agora que você já sabe o que é Squad e quais são as suas vantagens, não há mais motivos para manter a divisão setorial dentro da sua empresa. Como dissemos acima, implementar esse novo modelo de gestão não é fácil, mas é muito benéfico para a organização. Vale a pena tentar!

Gostou do nosso texto? Você já tinha ouvido falar sobre os Squads? Compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas possam saber dessa novidade.