Mary Barra, Ginni Rometty e Sheryl Sandberg: o que elas têm em comum? Elas são grandes exemplos de que mulheres na liderança fazem a diferença no mundo dos negócios!

Essas mulheres estão sentadas nas principais cadeiras de liderança das empresas globais General Motors, IBM e Facebook. Elas também foram destaque no Top 10 da lista de 2018 da Fortune, que apresentou as mulheres mais poderosas do mundo dos negócios.

Neste artigo especial do Dia Internacional da Mulher, queremos mostrar como essas líderes podem inspirar você e sua empresa a investir em mais igualdade e representatividade. Quer descobrir os benefícios do empoderamento feminino no mercado? Então continue a leitura!

Liderança de forma mais horizontal

Embora vejamos muitos conteúdos afirmando que uma gestão horizontal pode beneficiar a organização, é difícil encontrar empresas que realmente adotem de forma prática esse modelo.

Apesar de ser desafiador, mulheres na liderança têm maior potencial para fazer isso acontecer. Elas são mais abertas a sugestões e se comunicam de maneira mais clara, fomentando uma cultura de feedback que se estende a toda a empresa.

Além de abrirem espaço para a colaboração, elas também conseguem humanizar mais as relações e isso é valioso para o ambiente empresarial.

Adaptação diante de mudanças

Mudanças são sempre necessárias, principalmente para empresas que querem crescer e aprimorar a forma de trabalhar. No entanto, por vezes elas são desafiadoras e podem trazer desconfortos.

Mulheres são extremamente flexíveis para esses momentos, conseguindo se adaptar às diferentes transições que a empresa ou mesmo o mercado externo está sujeito a passar.

Gerenciamento de crises com sabedoria

Momentos de crise são inevitáveis para qualquer empresa e, nessa hora, contar com mulheres na liderança pode ser o diferencial para encontrar saídas inteligentes em tempo hábil.

Passar por uma crise exige equilíbrio, paciência e sabedoria, qualidades que as mulheres dominam. Além disso, elas têm habilidades de relacionamento, negociação e conciliação que podem ser decisivas durante a crise interna ou externa.

Mudanças na cultura da empresa

Atualmente, é crescente o número de empresas que estão focadas no desenvolvimento de sua cultura. Isso porque novos talentos têm dado atenção extrema a esse fator, buscando locais de trabalho com valores sólidos e senso de propósito.

Contar com as mulheres para a liderança, além de mostrar que a empresa está comprometida com a diversidade e igualdade, permite que elas sejam parte ativa na disseminação dos valores propostos.

Superação dos desafios

Apesar dar inúmeras vantagens de contar com mulheres na liderança, a realidade apresenta diversos desafios para elas. Desigualdade salarial com os homens, assédio moral e sexual, machismo, cobranças estéticas e sociais são alguns desses obstáculos.

Entretanto, a força inerente às mulheres tem superado todas essas questões e garantido que o mercado esteja cada vez mais aberto ao empoderamento feminino.

O protagonismo feminino nos negócios mostra resultados incríveis, como apontou um estudo da McKinsey ao constatar que empresas com mulheres na liderança apresentaram rendimentos financeiros 21% melhores.

Gostou do conteúdo? Para celebrar as mulheres neste dia, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e aproveitar para incentivar o respeito e a diversidade nas empresas?

Deixe uma resposta

Fechar Menu