Seja lá qual for a área de atuação do seu negócio, a limpeza dos ambientes sempre contará muito para o desempenho e para a satisfação dos seus colaboradores, além de ser um fator decisivo para causar uma boa impressão em fornecedores, sócios e clientes.

No entanto, montar e gerenciar uma equipe interna de limpeza não é uma tarefa fácil. Esse tipo de gestão exige muita atenção e também gera muitos gastos. É por isso que cada vez mais empresas estão investindo na terceirização do setor de limpeza.

Neste texto nós falaremos especialmente sobre as vantagens da terceirização da limpeza de áreas externas. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

Foco na atividade principal da empresa

Como dissemos no início, cuidar de uma equipe interna de limpeza é uma tarefa que demanda muita atenção, tempo e dedicação dos gestores. Afinal, para montar essa equipe, é necessário selecionar, treinar e contratar colaboradores. Como se não fosse o suficiente, os gestores precisam estar sempre observando de perto o trabalho da equipe para ter certeza de que tudo está sendo feito corretamente.

Portanto, podemos dizer que uma das principais vantagens da terceirização da limpeza é tirar uma das responsabilidades dos ombros dos gestores. Dessa forma, eles poderão se manter focados no core business, dedicando-se totalmente às estratégias da empresa. Uma gestão saturada de responsabilidades e afazeres é tão prejudicial para o negócio quanto ter uma equipe de colaboradores desmotivados.

Redução de custos

Esse é um dos fatores que mais impulsionam as empresas a terceirizarem seus serviços, como a limpeza. Ao contratar uma prestadora de facilities, a sua empresa gastará muito menos com materiais, equipamentos e máquinas, além de não precisar se preocupar com rescisões, trocas e treinamento de funcionários, faltas e substituição nas férias. Tudo isso será responsabilidade da prestadora de serviços.

O único gasto que a sua empresa terá com a contratação dos serviços é exatamente o valor que foi estipulado no contrato, nada a mais será cobrado. Isso significa que a sua empresa terá um valor certo e regular para gastar com a limpeza mensalmente. Quando a limpeza é feita por uma equipe interna, os gastos podem oscilar muito de um mês para o outro. Com a terceirização, fica mais fácil manter o controlar as finanças da sua empresa.

Mais qualidade e eficiência

As prestadoras de serviço são especialistas no que fazem, ou seja, elas se dedicam totalmente na contratação de pessoas qualificadas e no treinamento de seus funcionários, além de investir em equipamentos e produtos de altíssima qualidade. Conseguir uma equipe interna com a mesma disposição e eficiência de uma equipe terceirizada é quase impossível.

A eficiência da equipe terceirizada possibilita que o serviço seja realizado em menos tempo mas, quando falamos em eficiência, também estamos nos referindo à capacidade que a prestadora têm de solucionar problemas rapidamente. As empresas terceirizadas contam sempre com equipes reservas para substituir funcionários absentes, isso significa que a limpeza da sua empresa jamais será adiada.

Além do que foi citado neste texto, existem várias outras vantagens de se contratar uma prestadora de serviços de facilities para cuidar da limpeza de áreas externas. É de extrema importância, é claro, que você conte com uma empresa dedicada e com funcionários altamente qualificados.

Gostou das nossas dicas? Ainda tem alguma dúvida sobre a terceirização de serviços? Conte-nos a sua experiência com o assunto e as suas dúvidas nos comentários abaixo!