Incentivar funcionários a se alimentarem de maneira saudável é um compromisso para empresas que prezam pela qualidade de vida e produtividade. Inclusive, a opção por hábitos alimentares mais sadios cresceu no Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, o que significa que existem mais pessoas interessadas em consumir verduras, frutas e sucos naturais.

Esse movimento faz com que grande parte das pessoas acabe deixando de lado os alimentos extremamente calóricos e com pouco valor nutricional, como gorduras processadas, açúcares refinados e alimentos com elevado índice glicêmico. Contudo, muitos ainda desconhecem os impactos da má alimentação para o corpo e mente.

Tendo isso em vista, neste artigo, você vai conhecer as melhores dicas para incentivar funcionários a se alimentarem melhor no dia a dia. Continue lendo!

Alimentação x Produtividade

A alimentação é a principal fonte de energia do nosso corpo. Assim, para que tudo funcione perfeitamente, precisamos manter um equilíbrio entre o que ingerimos e o que gastamos diariamente.

Afinal, o abastecimento de comida em nosso organismo interfere nas nossas habilidades motoras e mentais: quem se alimenta mal tem mais dificuldades de concentração, sente-se mais cansado e, constantemente, menos disposto.

Esses sintomas atrapalham a produtividade de qualquer um e podem afetar o rendimento de sua equipe. Por isso, incentivar funcionários a se alimentarem melhor é uma oportunidade para que as empresas tenham equipes mais produtivas e com maior qualidade de vida.

O papel transformador da empresa

Todos ganham quando a promoção da qualidade de vida faz parte da cultura da companhia, pois, como passamos boa parte do dia trabalhando, é crucial que esse ambiente seja acolhedor, confortável e que inspire eficiência.

O cuidado com a qualidade de vida do colaborador deve ser proporcional ao cuidado com sua refeição. Desse modo, os restaurantes internos devem estar preparados para atender às necessidades alimentares dos trabalhadores da melhor maneira possível.

Práticas para incentivar funcionários

Para demonstrar melhor a forma de incentivar funcionários e fazer com que eles trabalhem o hábito da alimentação saudável, preparamos uma lista com algumas questões que devem ser observadas. Conheça agora as melhores práticas para incentivar funcionários a se alimentarem melhor:

Campanhas internas

Utilizar os canais internos de comunicação da empresa para incentivar o consumo de alimentos e a prática de hábitos saudáveis é uma maneira de despertar o interesse dos funcionários. A publicidade interna é uma metodologia extremamente efetiva e capaz de criar uma cultura no ambiente do negócio.

Uma boa forma de colocar isso em prática é investindo no desenvolvimento de artes e chamadas criativas. Dessa forma, será evidente o fato de que os colaboradores terão a atenção voltada para essa novidade.

Outra dica interessante é utilizar a tecnologia para promover a alimentação saudável. Redes sociais e materiais digitais são muito efetivos, engajando os funcionários e trazendo mais efeito para a campanha.

Palestras

Convidar profissionais da área nutricional — como endocrinologistas, nutrólogos ou nutricionistas — reforça o compromisso da empresa com a saúde dos funcionários e garante que eles escutem a opinião de uma autoridade no assunto. Uma palestra pode convencer aqueles que ainda estão em dúvida sobre investir ou não no próprio bem-estar.

A abordagem pode passar por temas específicos e até mesmo oferecer uma motivação extra para os colaboradores. Existem alimentos que auxiliam em diversas funções do corpo, como memória, aspecto físico e saúde em geral. Certamente vale a pena apostar nesse tipo de informação e preparar cardápios balanceados.

Nesse contexto, uma alternativa é chamar uma solução especializada no preparo de refeições para o ambiente corporativo. Assim, os funcionários passam a conhecer melhor o benefício que será oferecido e ficam mais motivados a participar dessa mudança.

Eventos

A promoção de eventos internos voltados à alimentação saudável é a melhor opção para quem deseja estimular os funcionários. As opções são variadas, desde feiras gastronômicas até participações especiais na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

Além disso, os eventos podem oferecer instruções nutricionais e esportivas, otimizando os resultados de uma alimentação funcional. Existem empresas que combinam o restaurante interno com parcerias em academias e centros esportivos na proximidade.

A opção é ótima para a retenção de talentos e aumento da produtividade no ambiente de trabalho, já que demonstra como a empresa se preocupa com o bem-estar de quem dedica seu desempenho.

Acompanhamento profissional

Garantir o atendimento exclusivo de um profissional especialista em alimentação é importante para fortalecer os laços de confiança entre empresa e funcionário. Ele será responsável por desenvolver cardápios compostos e garantir que todos os nutrientes serão oferecidos durante o período.

Vale também criar um canal para a resolução de dúvidas e direcionamento específico. Isso pode ser feito periodicamente, trazendo baixos custos para a empresa e um resultado excelente pelo investimento.

Alimentação funcional

Talvez esse seja um dos tópicos cruciais quando falamos sobre incentivar funcionários à alimentação saudável. Isso acontece porque passamos por rotinas que exigem certos alimentos, a depender do dia a dia do negócio.

Uma empresa que possui trabalhos manuais e com alto nível de intensidade física demanda por alimentos com um nível energético maior. Alguns exemplos são:

  • batata doce;
  • arroz (inclusive o integral);
  • carnes vermelhas.

Por outro lado, o desenvolvimento de atividades intelectuais pede por uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e ômega 3. A dica é investir em alimentos como:

  • ovos;
  • brócolis;
  • peixes;
  • frango.

Toda refeição deve ser balanceada e atender às necessidades específicas de cada pessoa, entretanto, apostar nos cardápios desenvolvidos por profissionais especializados é a solução ideal para acertar nos alimentos. Vale investir nessa prática!

Boa alimentação que retém talentos

Além de contribuir com a saúde, o incentivo à boa alimentação é essencial para auxiliar a empresa na retenção de talentos, pois contribui com a satisfação e o sentimento de tranquilidade dos funcionários. Como destacamos, isso vai demonstrar sua preocupação com a vitalidade deles.

A melhor solução, certamente, é contar com o apoio de profissionais especializados para o planejamento do restaurante corporativo e desenvolvimento das refeições para o cardápio dos funcionários. Uma solução com expertise no mercado é capaz de oferecer benefícios de custos competitivos, segurança e excelência na alimentação.

E então, leitor? O que achou da alimentação saudável como prática para incentivar funcionários ao desempenho e produtividade? Caso tenha gostado do material, aproveite para conferir nosso artigo com 3 dicas para orientar um cardápio para seus funcionários.

Fechar Menu