Um dos maiores desafios de muitas empresas é alinhar gestores e colaboradores de diversas áreas em relação ao mesmo objetivo. Isso evita erros, melhora a convivência em todos os setores e, claro, contribui para o desenvolvimento do negócio. Daí surge a importância com a comunicação interna.
Muitas vezes, essa comunicação depende de diversos fatores, que vão desde a cultura organizacional da empresa até as relações interpessoais dos próprios funcionários. A boa notícia é que a partir de algumas mudanças é possível que a comunicação melhore dentro da organização.
Pensando nisso, reunimos seis dicas para aumentar a eficácia do diálogo dentro do ambiente corporativo. Confira!
1. Crie uma cultura pacífica
O ambiente competitivo ou de tensão que existe no dia a dia da empresa, como o cumprimento de metas ou retenção de clientes, pode prejudicar drasticamente a comunicação entre os funcionários.
Por essa razão, e até mesmo para evitar ruídos e fofocas entre equipes, é essencial criar uma cultura organizacional que envolva a paz. Essa ação promove rapidez na tomada de decisão, na identificação de oportunidades e, claro, melhoria no clima organizacional. Implementar esse tipo de cultura requer a participação de todos e cada colaborador é responsável pelos resultados do todo.
2. Ouça seus funcionários
Engana-se quem pensa que uma boa comunicação interna é somente aquela que deixa os colaboradores falarem. Na realidade, saber ouvi-los é algo extremamente importante, pois graças aos feedbacks é possível avaliar as expectativas dos colaboradores em relação à empresa, além de ser um espaço para novas ideias que podem melhorar os resultados da organização.
Portanto, a comunicação deve ser sempre uma via de duas mãos, ou seja, o gestor fala para os funcionários e ouve tudo o que eles têm a dizer, não deixando de levar em consideração todos os pontos citados, principalmente aqueles que são questionados por mais de um colaborador.
3. Saiba dar feedbacks
E por falar em comunicação de duas vias, o feedback durante esse processo pode ajudar muito. Além de ser bom para manter uma equipe sempre motivada, ele é indispensável para a comunicação alinhada.
O ponto de atenção em relação a esse assunto é a forma como o feedback é dado. Afinal, se o teor colocado nele for de pessimismo, o gestor pode desmotivar completamente sua equipe. Então, é importante ressaltar os pontos positivos, mas também saber como destacar as questões que precisam de melhorias, assim, todos ficam cientes.
4. Promova momentos de descanso entre os colaboradores
Uma jornada longa de trabalho, muitas vezes, acaba fazendo com que os colaboradores fiquem completamente focados em suas tarefas, diminuindo a comunicação com os demais profissionais da empresa.
Por mais que estejamos falando de comunicação interna, é importante que o diálogo seja levando também para os momentos de pausas, como em um almoço com todos da equipe, um lanche da tarde em um local diferente ou até mesmo uma festa para os aniversariantes do mês. Esse é o momento ideal para que os funcionários possam se expressar sem medo.
5. Invista no marketing interno da organização
O marketing interno, também chamado de endomarketing, é a prática de comunicação que tem o objetivo de promover a interação positiva entre colaboradores e empresa. Ao aderir a essa prática, o profissional responsável realiza um planejamento estratégico a fim de criar programas e ações que beneficiem o bom relacionamento entre todos da organização.
Isso pode ser feito de várias formas, inclusive a partir dos feedbacks de gestores e colaboradores. Premiações, eventos, festividades que envolvam os familiares e outras atividades são alguns exemplos.
6. Crie canais de comunicação
Para que todas as informações sejam vistas por todos, o ideal é que a organização tenha canais de comunicação, assim, todos podem saber sobre tudo o que está acontecendo em uma determina área.
Os canais de comunicação precisam ser acessíveis, como caixa de sugestões, grupos no Skype, entre outras ferramentas.
A comunicação interna é um dos passos mais importantes para o desenvolvimento de uma organização. Afinal, somente quando os colaboradores estão alinhados com a empresa é possível transmitir isso para os clientes.
E você, gostou de saber mais sobre as formas de melhorar a comunicação interna? Então leia também o que fazer para melhorar o clima organizacional e aprimore seus conhecimentos.