O ambiente de trabalho costuma ser marcado por tensões e estresse. Porém, para mudar essa realidade e oferecer a toda a equipe de colaboradores uma atmosfera mais harmoniosa e tranquila, é preciso que as organizações invistam em áreas de convivência na empresa a fim de que os profissionais consigam distrair a mente e, por consequência, aumentar a sua produtividade.
Além disso, é direito do funcionário ter pausas entre um serviço e outro, manter uma comunicação com os colegas e descansar a cabeça quando necessário, afinal, existem empregos que “sugam” todas as energias do quadro de pessoal e podem gerar transtornos psíquicos, como a depressão e a ansiedade.
Quer saber mais sobre a temática? Então, continue a sua leitura e fique por dentro!
O que é uma área de convivência e quais são as suas particularidades?
A cada dia, os empreendedores estão entendendo que a produtividade dos colaboradores está diretamente relacionada com a qualidade de vida deles. Por isso, muitos têm investido em espaços de convivência em suas empresas. Esse investimento, por sua vez, tem trazido bons resultados, como a satisfação dos seus funcionários e a melhoria da concentração e da memória do grupo.
Nesse sentido, as áreas de convivência são espaços destinados para o descanso e para o lazer dos trabalhadores. Esses ambientes são bem aconchegantes e acolhedores, geralmente equipados com móveis confortáveis e outros recursos, como sofás, TVs, jogos e comidas, fazendo com que o quadro de profissionais consiga fugir um pouco da rotina estressante que leva dentro do escritório.
Quais são as principais vantagens de ter uma área de convivência na empresa?
Ter um ambiente próprio para conversar e relaxar a mente dentro da empresa é o sonho de qualquer funcionário. Assim, com a criação desse espaço, os trabalhadores poderão desenvolver melhor a criatividade e diminuirão os conflitos e as tensões existentes entre colegas. Listamos, a seguir, algumas outras vantagens da criação de uma área de convivência.
Integração
Esse fator é de extrema relevância para o bom andamento da empresa, afinal, com a equipe mais próxima, os colaboradores podem trocar ideias e criar soluções juntos. Logo, a comunicação e a integração entre eles podem ajudar a organização a alavancar as suas vendas e a desenvolver novos projetos.
Mais produtividade
Criar espaços de descontração, com jogos e um ambiente bem arborizado, para que os trabalhadores possam frequentar em seus intervalos, faz com que eles fiquem mais dispostos a desempenhar o seu ofício com mais ânimo e concentração.
Aumento da motivação
O somatório de todos esses fatores aumenta a sensação de pertencimento dos colaboradores e, assim, eles sentem que são bem assistidos pela empresa e, por conta disso, criam uma maior motivação para encarar todas as dificuldades impostas pelo serviço. Dessa forma, ao notarem que o empreendimento verdadeiramente se preocupa com o bem-estar da sua equipe, os profissionais conseguem otimizar os resultados da marca.
O que é necessário para montar uma área de convivência?
Essa questão varia de acordo com os objetivos, com a personalidade de cada empresa e com o tamanho que será destinado para a criação desse espaço. Inicialmente, os materiais mais usados são: tapetes, redes, sofás e televisões. Além disso, é importante pintar esse cômodo com cores que geram uma sensação de tranquilidade, afinal, esse será um ambiente destinado ao descanso.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a área de convivência na empresa, na hora de construir esse espaço em sua instituição, busque investir em móveis confortáveis e em uma decoração mais leve e tente ouvir a sugestão do quadro de pessoal, visto que serão os integrantes dele que desfrutarão desse lugar.
Gostou do post? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de mais novidades!