Hoje, as pessoas têm optado cada vez mais por um estilo de vida saudável. Nesse cenário, a empresa que oferece uma alimentação alternativa traz benefícios aos seus colaboradores, contribuindo para a sua motivação e engajamento.
Podemos conceituar esse tipo de alimentação como aquele que foge do tradicional. Há, muitas vezes, um modo diferente de se alimentar e, em alguns casos, certas restrições.
Neste material, a gente explica um pouco mais sobre o assunto para você tirar suas dúvidas. Continue a leitura e saiba mais!
Quais as características da alimentação alternativa?
Existem diferentes tipos de alimentação alternativa. O vegetarianismo, por exemplo, é um estilo de alimentação fundamentado em porções que não levam proteína animal. Dentro do vegetarianismo, há pessoas que não consomem nenhum tipo de carne, outras também não consomem ovos, além daquelas que não consomem nada de origem animal.
Há, ainda, o veganismo, um estilo de vida em que não se consome nada de origem animal e as pessoas não apoiam nenhum tipo de exploração, independentemente do tipo de produto (cosméticos, por exemplo).
Existe, ainda, a alimentação macrobiótica (valoriza o consumo de cereais), a crudívora (consumo de vegetais crus), entre outras.
Quais os diferenciais de oferecer isso na empresa?
É importante levar em consideração que a retenção de talentos deve ser uma das prioridades para uma organização. Demitir e contratar pessoas gera custos para o negócio, além de haver perda de capital intelectual.
Dessa forma, ao oferecer alimentação alternativa para a sua equipe, tem-se a oportunidade de melhorar o clima organizacional. Além disso, é possível aumentar o engajamento, a motivação dos colaboradores e criar uma forma de recompensa.
Resumindo, trata-se de um diferencial competitivo em relação ao mercado, uma vez que pessoas mais engajadas tendem a produzir melhor, o que trará melhorias para os resultados da organização como um todo.
Como oferecer alimentação alternativa?
Como vimos, existem diferentes classificações de alimentação alternativa. Por essa razão, o primeiro passo deve ser o de conhecer o seu público. Busque saber quem se interessa por esse tipo de alimentação, quais são os estilos de alimentação presentes entre a sua equipe, além de identificar o que eles enxergam como necessidade.
De nada adianta oferecer uma alimentação macrobiótica, por exemplo, se nenhuma pessoa de sua equipe se interesse por esse estilo de comida. Dessa forma, aplique uma pesquisa, faça uma contextualização sobre quais são os tipos de alimentação e entenda se o seu orçamento se encaixa com as diferentes propostas trazidas.
Ao definir bem o tipo de alimentação alternativa mais adequado para seu negócio, conte com fornecedores de qualidade. Isso fará total diferença na satisfação de seus colaboradores.
O que achou de conhecer um pouco mais sobre a alimentação alternativa? Como vimos, é uma oportunidade para que a sua empresa consiga ter pessoas mais motivadas, além de ser um diferencial para a atração de talentos. Com isso, a performance melhora, o que impacta diretamente os resultados da empresa como um todo.
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