Conheça os pontos importantes de efetuar de maneira adequada a desinfecção em ambiente hospitalar.

A desinfecção em ambiente hospitalar sempre foi importante, afinal, os hospitais, em teoria, deveriam ser um dos locais mais limpos e livres de vírus e bactérias, não é mesmo? Porém, sabemos que na prática essa desinfecção nem sempre é feita da maneira correta. 

Uma desinfecção em ambiente hospitalar eficaz tem como objetivo proposto livrar o ambiente de possíveis vírus e bactérias nocivas. Sendo assim, é necessário que se utilize equipamentos adequados, junto de produtos específicos e mão de obra especializada.

Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre a importância da desinfecção em ambiente hospitalar. Além disso, de como efetuar esta desinfecção de forma eficaz e quais as suas vantagens. 

Então, continue a leitura e saiba mais!

Como classificar a importância de cada espaço na desinfecção em ambiente hospitalar? 

No ambiente hospitalar cada espaço possui sua importância, existindo alguns níveis de periculosidade, que variam entre baixo, médio e alto. Por isso, para que a limpeza seja feita de forma eficaz e assertiva, é necessário estar atento a essa classificação, ao realizar sua limpeza.

Classificando os ambientes: 

Baixo: Geralmente neste nível são classificados ambientes mais distantes dos pacientes, como consultórios clínicos, área externa como calçadas, entre outros.

Médio: Os espaços classificados como médios são aqueles em que o fluxo de pacientes é mais intenso como quartos, elevadores, salas de espera, banheiros, entre outros.

Alto: Os espaços considerados níveis altos de desinfecção, são aqueles onde o risco de infecção é maior nos centros cirúrgicos, UTI, emergência e enfermaria.

Como a desinfecção do ambiente hospitalar é feita?

Depois de classificados os ambientes para a desinfecção, é o momento de realizá-la na prática. Segundo as normas do manual de limpeza da ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA), a limpeza e desinfecção de hospitais devem ser feitas conformes às regras descritas abaixo: 

1. Limpeza de descontaminação e desinfecção de superfícies

A descontaminação é feita a partir da remoção da matéria orgânica da superfície de centros cirúrgicos, por exemplo, procedida de limpeza e desinfecção realizada com produtos homologados para tal.

Em vista disso, é preciso considerar o tempo de exposição do produto de limpeza na superfície contaminada de acordo com o fabricante do saneante.

2. Limpeza Concorrente

Refere-se à limpeza diária do quarto ou dependência do hospital na presença de cliente/paciente.

Nestes casos, é realizado o processo de coleta de resíduos conforme a sequência de ações que fazem parte de uma limpeza hospitalar completa. Confira abaixo como acontece esta prática:

  • Identificar o local com placa sinalizadora para piso molhado;
  • Em seguida, deve ser feita coleta de resíduos;
  • Limpeza de mobiliários;
  • Varrição seca (mop plano);
  • Limpeza úmida (mop Spray);
  • Limpeza de sanitário;
  • Reposição de materiais descartáveis e insumos.

Importante ressaltar que a atenção aos detalhes se faz presente em qualquer local higienizado. Sendo assim, os pontos tocados com frequência e que merecem atenção para desinfecção são: maçanetas, interruptores, campainhas, controles remotos, metais de pias, entre outros.

3. Limpeza Terminal

Esse tipo de limpeza hospitalar ocorre logo após a saída do paciente. Seja caracterizada por alta, transferência ou óbito. Dessa forma, em casos de internação superior a 15 dias, a higienização deve acontecer de acordo com os riscos de contaminação das superfícies do local, como janelas, portas, pisos, móveis e até mesmo luminárias.

Há também as limpezas terminais que devem estar programadas segundo cronograma validado pelo Controle de Infecção Hospitalar. Então, vale a pena enfatizar que para construção desta organização é necessário classificar as áreas da instituição de acordo com classificação de risco orientada pelo Manual da ANVISA, 2010.

O procedimento de limpeza terminal, também conhecido como lavação de ambientes, prossegue da seguinte maneira:

  • Identificar o local com placa sinalizadora para piso molhado;
  • Vestir os EPIs, inclusive os óculos;
  • Fazer a coleta de resíduos;
  • Limpar o teto e paredes;
  • Higienizar o mobiliário do mais limpo para o mais sujo;
  • Realizar a higienização o piso, se este estiver desgastado ou conforme com o cronograma de tratamento de piso, é realizada remoção e aplicação de cera;
  • Higienizar o sanitário;
  • Repor materiais descartáveis e insumos.

Quais técnicas são mais apropriadas para a Limpeza Hospitalar?

Para garantir ambiente higienizado e seguro será sempre uma boa prática, é preciso seguir as técnicas:

  •  De cima para baixo
  •  Movimentos unidirecionais
  •  Do fundo para frente
  •  Do mais limpo para o mais sujo.

Realizar a limpeza hospitalar é o recurso mais assertivo para a prevenção de doenças e contaminações. Por isso, é fundamental garantir o bem-estar e segurança de todos os presentes em hospitais e clínicas de saúde.

A importância da desinfecção em ambiente hospitalar e suas vantagens

A desinfecção do ambiente hospitalar é de extrema importância, afinal, esse é um dos ambientes que mais necessitam estar livre de bactérias, vírus e possíveis contaminações. Dessa forma, entre suas vantagens estão:

Reduz significativamente a proliferação de micro-organismos

Após os 2 anos da pandemia do coronavírus a desinfecção de ambientes, principalmente o hospitalar, se tornou indispensável. Afinal, o procedimento é capaz de desinfetar os locais e, assim, reduzir significativamente a proliferação de micro-organismos que ficam nos ambientes.

Reduz a contaminação

A desinfecção de ambientes proporciona uma limpeza muito profunda, reduzindo ou até mesmo inibindo a contaminação dos locais onde é aplicada.

Reduz os riscos de infecções

A desinfecção de ambientes hospitalares é uma forma de manter o controle sobre todas as infecções que podem ocorrer no local. Por isso, ele diminui consideravelmente os riscos de contaminações por micro-organismos extremamente nocivos à saúde.

Melhora a imagem do hospital

A desinfecção é capaz de melhorar a imagem do hospital, transmitindo uma imagem de segurança e credibilidade devido a higienização do local.

Por que investir em uma empresa terceirizada de limpeza e desinfecção de ambiente hospitalar é um excelente negócio? 

As normativas e especificações que permeiam o processo de desinfecção do ambiente hospitalar são diversas e devem ser cumpridas 100%. Por isso, é inegável que contar com uma equipe de limpeza profissional é a melhor solução para o ambiente hospitalar. Afinal, para executar todas as etapas do processo de forma correta e atendendo a todas as normas, somente uma empresa especializada, com profissionais devidamente treinados, pode oferecer.

Dessa maneira, ao contratar uma empresa especializada em desinfecção de ambiente hospitalar você usufrui de vantagens como:  

EFICÁCIA E SEGURANÇA

Ao contratar uma equipe especializada, a chance dos resultados dessas limpezas e desinfecções serem 100% eficazes é muito maior, além de aumentar o sentimento de segurança daqueles que passam pelo ambiente, ao perceberem a importância que o hospital dá para a limpeza.  

DESCARTE ADEQUADO DOS RESÍDUOS

Outro ponto muito importante da desinfecção de ambientes hospitalares é o descarte adequado dos resíduos retirados na desinfecção. 

CUSTO-BENEFÍCIO

O custo-benefício é uma das vantagens que mais se destacam quando o assunto é a contratação de uma empresa especializada, afinal, a única preocupação será com a contratação do serviço especializado, pois a maioria ou em muitas das vezes, todos os produtos são incluídos no contrato.
Deseja conhecer uma empresa com os melhores serviços terceirizados de desinfecção de ambiente hospitalar? Então, fale com um de nossos consultores e conheça todos os benefícios que a Exal pode te oferecer!