Você sabe como medir clima organizacional? Primeiro, vamos pensar sobre o conceito de clima. Trata-se da percepção das pessoas em relação às políticas e processos da empresa. Quando essa impressão é favorável, consequentemente, o clima organizacional é positivo.

Nesse contexto, é preciso definir estratégias e práticas para fazer a medição do clima. Assim, é possível desenhar planos de ação para minimizar qualquer fator negativo que venha a impactar a motivação dos colaboradores.

Neste material, a gente explica mais detalhes a respeito do assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Crie um cronograma

Para medir o clima organizacional, é preciso aplicar uma pesquisa de clima. Para isso, você vai encaminhar um conjunto de perguntas a respeito de diferentes temas, que podem ser sobre a infraestrutura do negócio, os benefícios oferecidos, a capacitação de lideranças, o reconhecimento por parte da gestão, entre outros assuntos.

Esse questionário é normalmente aplicado em uma escala de Likert de 5 pontos, que vai de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”. Exemplo de afirmativa: aqui na empresa, os benefícios oferecidos atendem às minhas necessidades.

Nesse sentido, busque verificar as datas mais indicadas para aplicar a pesquisa, qual será o tempo em que as respostas serão analisadas, quando as ações práticas serão implementadas, entre outros pontos.

Entenda quais perguntas podem ser feitas

Como vimos, a pesquisa de clima vai analisar a percepção em relação a diferentes temas. Entre estes, mais de uma afirmativa pode ser elaborada.

Suponhamos que o tópico liderança precise ser avaliado. Dentro dessa temática, podemos ter como indicações:

  • minha liderança reconhece continuamente o seu time;
  • minha liderança se preocupa com o meu desenvolvimento;
  • minha liderança oferece um espaço seguro para a área.

É importante pensar no seu público-alvo, criando pesquisas coerentes com o perfil de seus colaboradores. Assim, poderá obter respostas que trarão resultados.

Incentive a participação dos colaboradores

Para que a pesquisa de clima organizacional realmente alcance o resultado esperado, o ideal é incentivar a participação de todo o time. Explique sobre a pesquisa, sua importância, apresente o cronograma, ressalte como as ações serão implementadas e como será a priorização.

Além disso, esclareça que é um método prático para o time ter melhores condições de trabalho de acordo com as suas próprias percepções. Envolver os colaboradores é essencial para garantir a efetividade das estratégias.

Assim que as ações forem implementadas, é importante a gestão também explicar as estratégias escolhidas a partir da pesquisa: o que mudou em diferentes áreas e quais são as expectativas de melhoria. Dessa forma, a equipe entenderá como a participação é fundamental para as ações da própria gestão.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre como medir o clima organizacional, além de conferir o impacto que ele tem para a motivação dos colaboradores. Deve-se destacar que a pesquisa trará um diagnóstico para a sua empresa. O próximo passo é justamente entender as áreas mais críticas e implementar melhorias que realmente façam a diferença para o time.

Se você deseja compreender como melhorar o clima organizacional, continue no blog e acompanhe o outro conteúdo que elaboramos!