Afinal, o que são PANCs? PANC é uma sigla que significa Plantas Alimentícias Não Convencionais. São vegetações com alto poder de nutrição e ações preventivas para a saúde humana. Seus benefícios têm feito com que esse hábito alimentar venha ganhando força nos últimos anos.

Algumas PANCs podem ser cultivadas facilmente em casas, apartamentos e jardins, para que se possa usufruir dos seus cuidados com a saúde da maioria dos órgãos humanos, do sangue, pele, cabelo, enfim, do organismo como um todo.

Por isso, há a necessidade de se ter uma alimentação balanceada. Conheça mais ao continuar a leitura! 

Ora-pro-nobis

A ora-pro-nobis é uma PANC que está muito em evidência nos últimos anos por ser reconhecida como um alimento natural com alto potencial nutritivo.

É um vegetal que possui elevada quantidade de proteínas e minerais, como cálcio e ferro, que auxiliam nos cuidados com os ossos, musculatura e no combate e prevenção à anemia.

É rica em fibras, o que ajuda a ter uma boa movimentação do trânsito intestinal, reduzindo e prevenindo a prisão de ventre. Por conter substâncias elevadas, ajuda a controlar a fome, apresentando boa quantidade de vitamina C e betacaroteno, que são excelentes antioxidantes que previnem diversas doenças, como câncer, obesidade, infarto e gripes.

Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta que pode ser aproveitada por completo, ou seja, suas folhas, sementes e raízes. Tem folhas em formato de dente-de-leão e lindas flores amareladas.

Nela, é possível encontrar grande quantidade de:

  • ferro;
  • potássio; 
  • vitaminas A, B e C;
  • aminoácidos; 
  • minerais;
  • insulina;
  • fitoesteróis.

É uma planta que pode ser consumida de forma eclética, por isso, suas folhas podem ser ingeridas cruas em vários pratos. Já as flores servem para fazer chás, geleias e podem ser empanadas e fritas.

Suas substâncias ajudam no bom funcionamento do intestino e no fortalecimento da imunidade, além de cuidar de transtornos do fígado e pâncreas. 

Taioba

As folhas da taioba têm um sabor suave e são um vegetal rico em fibras, o que ajuda a manter as bactérias benéficas no intestino, promovendo uma melhor absorção de vitaminas e minerais.

Quando isso ocorre, o sistema imunológico é potencializado, deixando o organismo preparado para evitar doenças perigosas, como vários tipos de câncer, diabetes e obesidade.

No entanto, atenção! A taioba contém uma substância chamada “oxalato”, portanto, suas folhas devem ser consumidas cozidas. É ideal para preparar saladas, sopas, refogados e outros pratos.

Araçá

O araçá é um fruto da família das goiabas, rico em vários nutrientes que beneficiam a saúde, como flavonoides, saponinas, taninos e compostos fenólicos que atuam como antioxidantes no combate aos radicais livres, prevenindo diabetes, câncer e envelhecimento precoce.

Essa PANC apresenta uma grande quantidade de vitamina C, que auxilia na absorção de ferro, prevenindo e combatendo a anemia. O araçá é um pouco mais ácido do que a goiaba, mas pode ser usado para fazer sucos, sorvetes, tortas doces, geleias e bolos.

As folhas podem ser usadas para fazer chá, pois têm substâncias anti-inflamatórias, sacietogênicas, diuréticas e antioxidantes, ajudando na perda de peso, no combate à anemia, na saúde da pele, na prevenção de diabetes, no cuidado das diarreias e em outras assistências medicinais.

Por fim, conhecer o que são PANCs e seus benefícios, como a prevenção de várias doenças e cuidados de diversos órgãos importantes, como coração, fígado e pâncreas, é um grande incentivo para melhorar a alimentação e consumir cada vez mais frutas, legumes e verduras.

Agora que você já conhece mais sobre as PANCs, confira 4 dicas de como desenvolver um cardápio vegano na empresa.