Integrar funcionários é uma estratégia que impulsiona os serviços de facilities. Como realizar essa integração? Então, confira neste artigo!
Podemos comparar a empresa com um motor movido por engrenagens (que são os funcionários). Sem esses profissionais, o negócio simplesmente deixaria de existir ou ficaria estagnado no mercado em que atua. No entanto, não basta apenas ter colaboradores. Na verdade, o importante é integrar os funcionários – não importa o tamanho do time interno.
Neste artigo, mostraremos como realizar essa integração com foco nos funcionários da área administrativa. Além disso, mostraremos também que essa unidade interna tem a ver com o setor de facilities. Então, confira os próximos tópicos!
O valor dos serviços de facilities para grandes empresas
As organizações modernas precisam se concentrar no seu core business (atividade principal). Afinal, as empresas vivem em um cenário comercial instável, competitivo e disruptivo. Mas como focar no core business com tantas outras atividades internas? Por isso, o segredo está nos serviços de facilities.
Isso significa que a organização transfere a responsabilidade de cuidar das demandas de suporte para uma empresa terceirizada. Sendo assim, dentre essas atividades, estão:
- Limpeza e higiene;
- Segurança patrimonial;
- Manutenção e jardinagem;
- Alimentação;
- Administração (gestão de fornecedores, departamento pessoal, recursos humanos, contabilidade, financeiro, jurídico etc.).
Quanto maior for a empresa, mais difícil e complexo será dar conta de todos esses serviços. Sendo assim, a implantação da gestão de facilities é uma estratégia inteligente, pois alivia a carga do negócio. Então, o resultado é um time de funcionários focado em atingir as metas da empresa na área de atuação.
Por que integrar colaboradores do setor de facilities?
Como dito no tópico anterior, os serviços de facilities englobam diversas atividades empresariais. Existem empresas que contratam vários desses serviços ou todos os disponíveis, terceirizando as tarefas de suporte.
Embora seja uma atitude sábia, gera um desafio: integrar funcionários dos setores de facilities. Em especial, os das áreas administrativas, como: recursos humanos, departamento pessoal e contabilidade. Esses setores têm demandas relacionadas e precisam trabalhar juntos. O segredo para unificá-los está na adoção de ações estratégicas de integração.
As melhores práticas para integrar funcionários
Dentre as práticas de integração mais eficientes, podemos destacar:
- Onboarding – processo que facilita a integração e a adaptação dos novos colaboradores ao ambiente interno da empresa;
- Cultura do negócio – transmissão e fortalecimento da missão, valores, propósitos e crenças da organização por meio de treinamentos, ações de engajamento e eventos de integração;
- Infraestrutura – os setores administrativos correlacionados podem ocupar a mesma sala. Isso facilita a comunicação e o andamento das demandas. Se essas equipes atuam de forma remota, os gestores podem investir em ferramentas que facilitam a interação, como: plataformas colaborativas, redes sociais internas, chat ou reuniões por videoconferência;
- Benefícios – os funcionários podem receber benefícios que os permita desfrutá-los em grupo. Por exemplo: descontos em academias, vale-compras, vale-viagens, voucher para usar em cafeterias, lanchonetes ou bares.
Existe uma frase que diz: “juntos somos mais fortes”. Isso é uma grande verdade. Afinal, ao integrar funcionários, a empresa se fortalece, desenvolve e potencializa os resultados. Sendo assim, é essencial investir na união dos setores administrativos de facilities.
O que achou do nosso artigo? Entendeu como integrar funcionário da área administrativa? Quer conhecer serviços de facilities ao nível de excelência? Então, entre em contato com a equipe de especialistas da Exal!