Na maioria das empresas, os colaboradores lidam simultaneamente com vários projetos e tarefas pendentes que precisam ser resolvidos com urgência. Com prazos cada vez mais apertados, para dar conta de todo essa demanda de trabalho, os colaboradores acabam sendo sobrecarregados.
Sabemos que é difícil manter o foco e a concentração em meio a vários afazeres pendentes, mas a verdade é que a maioria dos locais de trabalho tem esse ritmo frenético. Assim, quem não consegue se controlar acaba perdendo a produtividade.
Uma das melhores maneiras de treinar a sua mente para não entrar em colapso durante momentos tão intensos é praticando a meditação. Os benefícios são tantos que a meditação no trabalho já é uma prática adotada pelas maiores empresas do mundo, como o Facebook.
Neste artigo, falaremos mais sobre a importância da meditação no local de trabalho. Acompanhe a leitura para saber mais!
O que é considerado meditação?
A palavra “meditação” deriva do termo latino meditare, que pode ser entendido como “estar no centro”. Portanto, é possível dizer que meditar significa voltar-se para si mesmo, colocar-se como prioridade por alguns momentos e tentar esquecer do mundo exterior.
Muitas pessoas deixam de tentar a meditação dizendo não conseguir “esvaziar a mente”. É humanamente impossível evitar pensamentos durante a meditação, afinal, o nosso cérebro não para um só segundo. Então, em vez de tentar esvaziar a sua cabeça, tente entender o seu fluxo de pensamentos, sem julgamentos. Foque no que você está sentindo no momento e concentre-se no momento presente.
A meditação é formada por três pilares importantíssimos, que são: respiração, postura e concentração. Não existe apenas uma maneira certa de realizar a prática. Algumas pessoas preferem meditar sentadas, outras deitadas. Há quem goste de meditar no silêncio absoluto, mas também há quem prefira ouvir mantras. E tudo é válido.
Como incentivar a meditação no trabalho?
O primeiro passo é reservar um espaço apropriado. A meditação pode ser feita em uma área externa, sobre a grama, em um espaço com sombra ou dentro de uma sala bem arejada e aconchegante. O importante é que o local seja livre de ruídos.
Para quem nunca meditou antes, começar a praticar sozinho pode ser muito difícil e frustrante, por isso recomendamos que você contrate um profissional especializado para guiar seus colaboradores. Além disso, esse mesmo profissional pode realizar palestras para tirar dúvidas e desmitificar informações falsas a respeito da meditação.
Por último, mas não menos importante, faça pesquisas periódicas com os colaboradores que participaram da iniciativa. Verifique se eles se sentiram bem após começar a meditar, colete dados concretos sobre o desempenho dessas pessoas e mostre a toda a equipe como a meditação também pode ajudar o desempenho profissional.
Quais são os benefícios?
Os altos níveis de estresse, pressão e ansiedade existentes no mundo corporativo estão levando muitos colaboradores a desenvolverem problemas de saúde, principalmente transtornos mentais, como depressão e síndrome de burnout. Tudo isso afeta negativamente as organizações que sofrem com as altas taxas de absenteísmo, afastamento e turnover.
A meditação, além de melhorar a concentração, também é um poderoso aliado no combate da ansiedade e do estresse. Ao praticar a meditação, você começa a entender as suas emoções, respeitar seus limites e aceitar suas falhas.
A tendência é que a meditação no trabalho se torne algo essencial dentro de toda empresa, em vez de um diferencial visto apenas em grandes organizações. Se você deseja melhorar o clima organizacional na sua empresa e aumentar a satisfação da sua equipe, invista em atividades que podem ajudar a manter a saúde mental, como a meditação.
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