É comum ouvir falar sobre empresas que investem pesado em marketing para atrair e fidelizar clientes. Contudo, você já ouviu sobre endomarketing? Nesse conceito, a estratégia tem um público diferente: pessoas que trabalham na organização.
Queremos mostrar, neste texto, como o olhar que profissionais têm sobre o negócio é valioso e, por isso, torna-se fundamental trabalhar para que essa visão seja positiva. Quer saber o que é endomarketing e como implementá-lo? Continue a leitura!
O que é endomarketing?
Endomarketing é um método que tem como principal objetivo fortalecer a imagem da empresa e torná-la querida e atrativa para as pessoas que trabalham nela. Sabe aquelas companhias que são vistas como “local de trabalho dos sonhos”? Alcançar essa imagem é um dos grandes objetivos de investir no marketing interno.
Para isso, a gestão promove diversas ações de engajamento e aproximação das equipes. O intuito é apresentar uma organização que se preocupa com o bem-estar dos times e que valoriza o trabalho dos profissionais.
Como implementar?
Mesmo que, aparentemente, essa seja uma estratégia da equipe de marketing, o RH tem um papel fundamental e deve atuar em conjunto para fomentar as ações de endomarketing.
Por isso, separamos as principais ações que vão ajudar sua gestão a implementar esse método.
Melhore a comunicação interna
Um dos principais meios para melhorar a imagem da empresa é fortalecer a comunicação interna. Isso implica em transparência nas informações, clareza nas ordens e nos objetivos comuns.
Também, é importante dar voz à equipe, abrindo espaço para ideias e, até mesmo, críticas que possam ser positivas para o crescimento.
Tenha uma cultura forte
Uma das grandes influenciadoras da imagem interna positiva para a organização é a cultura. Profissionais têm buscado empresas com valores relevantes e, principalmente, um propósito claro.
Esses fatores criam engajamento e fazem com que o trabalho seja realizado com muito mais direcionamento. Desenvolver uma cultura sólida é um dos caminhos para sua estratégia de endomarketing.
Faça eventos para o público interno
O ambiente corporativo pode ter um ritmo extremamente acelerado. Quebrar a rotina com um momento mais leve é fundamental para mostrar às pessoas que a empresa se preocupa com seu bem-estar e satisfação.
Por isso, que tal investir em alguns eventos internos? Podem ser palestras motivacionais, treinamentos corporativos, celebrações por metas alcançadas e, até mesmo, confraternizações informais.
Explore o poder da memória afetiva
As campanhas de endomarketing são formas pontuais de melhorar o ambiente corporativo e aproximar colaboradores dos valores e objetivos da empresa. Seja por meio de vídeos, banners ou eventos, um caminho interessante é o uso da memória afetiva.
Fazer com que as pessoas da empresa liguem a marca a sentimentos positivos é um recurso valioso que, com certeza, vai se refletir no trabalho e nas relações interpessoais.
Quais os benefícios para a empresa?
Para finalizar, que tal entender um pouco sobre os benefícios do endomarketing, tanto para empresa quanto para as equipes? Veja a seguir!
- colaboradores apresentam mais motivação e engajamento;
- as pessoas que trabalham na empresa passam uma imagem positiva da marca para aqueles que conhecem, atraindo mais clientes;
- profissionais falam bem do ambiente de trabalho e fica mais fácil atrair talentos em processos seletivos;
- a rotatividade diminui, já que as equipes estão satisfeitas;
- o clima organizacional melhora, com boas relações interpessoais, entre colaboradores e gestores;
- a produtividade aumenta e a empresa lucra mais.
Gostou de conhecer o potencial do endomarketing e as melhores formas de implementar esse método? Esperamos que sim! Agora, é a hora do RH se unir com a equipe de marketing para planejar ações estratégicas que vão gerar resultados positivos.
Se você quer entender mais sobre a união desses dois setores, separamos um artigo sobre como RH e marketing podem trabalhar juntos e quais são os benefícios. Que tal ler agora mesmo?