Durante muitas décadas os departamentos de RH e marketing trabalharam de maneira distinta e independente, sem que houvesse qualquer possibilidade desse conceito ser mudado.
Contudo, à medida que as organizações passaram a entender a importância de alinhar as estratégias de vendas e marketing com as necessidades de seus colaboradores — já que a produtividade está diretamente ligada à sua satisfação com a empresa — a realidade passou a ser outra.
Com o RH e marketing trabalhando em conjunto, o clima organizacional se torna uma prioridade. O resultado disso são profissionais motivados e que apresentam resultados cada vez melhores. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Como o RH e marketing podem trabalhar juntos?
As empresas atuais entenderam que as motivações de um colaborador nem sempre envolvem apenas dinheiro, afinal, para manter seus funcionários na organização é necessário ter um relacionamento saudável entre as equipes e seus líderes.
Entre os principais aspectos que determinam o trabalho do RH e marketing, podemos citar:
- definição de uma boa cultura organizacional — com valores bem definidos e uma cultura interna estabelecida fica mais fácil se prevenir de problemas comuns ao ter pessoas diferentes trabalhando juntas;
- melhorias na forma como a empresa se comunica com seus empregados — o RH tem maneiras específicas para lidar com as pessoas que compõem a empresa. Quando alinhado ao marketing, a comunicação se torna muito mais eficiente;
- mais conhecimento para lidar com dados — não há como negar que o marketing está mais do que habituado a lidar com dados e métricas de desempenho sobre o mercado e sobre o comportamento das pessoas.
Considerando os pontos fortes que cada setor tem, uni-los é uma das melhores estratégias para gerar vantagem competitiva para o negócio.
Quais benefícios o RH e marketing podem proporcionar trabalhando juntos?
É importante destacar os benefícios que o alinhamento entre os departamentos de RH e marketing podem gerar à empresa quando se unem pelo bem da organização como um todo.
Mais eficiência nos treinamentos
Por se manter sempre atualizado sobre tendências e mudanças no mercado e na sociedade, o marketing é um excelente aliado na hora de implementar programas de treinamento como:
- dinâmicas em grupo;
- soluções criativas;
- brindes;
- gamification.
Ações focadas em marketing de experiência (aquele que trabalha as sensações e sentimentos das pessoas) são consideradas como grandes diferenciais propostos por setores de marketing das empresas modernas.
Maior engajamento dos colaboradores
Cada estratégia e incentivo que o RH e o marketing podem realizar para a melhoria da organização devem chegar a um mesmo resultado: aumentar o engajamento dos colaboradores.
A partir do momento em que os funcionários passam a enxergar mais valor em suas próprias funções, sentem-se mais motivados e tendem a produzir cada vez mais, além do fato de fortificarem suas relações profissionais com colegas e líderes.
Existem diversas medidas que podem promover o engajamento entre os membros da equipe, como:
- palestras;
- ações comemorativas;
- eventos;
- vídeos institucionais;
- coffee-breaks.
Fortalecimento das estratégias de comunicação
A construção dos valores de uma empresa parte da compreensão de suas qualidades únicas, como a cultura, o profissionalismo e a otimização dos fatores positivos conquistados no decorrer de sua existência, assim como sua reputação.
Com base na conquista e na retenção dos profissionais, o objetivo principal da marca é estimular o desenvolvimento da empresa, incentivando seus colaboradores a acreditarem que vale a pena lutar por melhores resultados.
Sendo assim, o papel do RH e marketing nesse contexto é utilizar uma comunicação integrada para transmitir informações relevantes para desenvolver as estratégias do negócio às equipes que o compõem.
Como você pôde conferir, a união do RH e marketing não é um processo complexo de ser implementado. Basta alinhar as experiências de cada setor e direcioná-las para gerar engajamento e satisfação no ambiente organizacional. Feito isso, os benefícios serão uma consequência.
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