Já faz algum tempo que as empresas têm desenvolvido algumas ações voltadas para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Isso ocorre em razão dos benefícios de uma boa qualidade de vida no trabalho ofertado pela empresa a seus funcionários e, em alguns casos, às suas famílias também.

Existem diversas formas de tornar o ambiente mais agradável e mais saudável para os funcionários, como a realização da ginástica laboral, oferta de creches na própria empresa, orientações a gestantes, incentivos de práticas esportivas, palestras motivacionais, etc.

Essas práticas trazem benefícios tanto para a empresa quanto para os trabalhadores. Mas você sabe quais benefícios são esses? Continue a leitura e descubra!

1. Aumento da produtividade

Um funcionário satisfeito rende muito mais em seu trabalho em relação àquele que não se sente bem dentro da empresa. Isso se deve ao fato de os colaboradores reconhecerem a preocupação da organização com sua saúde e valorizam isso, estando dispostos a retribuir o que a empresa faz pelo bem-estar das pessoas.

O aumento da produtividade é facilmente percebido no ambiente empresarial, seja por meio de números (como aumento de vendas, por exemplo) ou da postura apresentada pelo trabalhador, demonstrando mais motivação e dedicação para executar bem uma atividade.

2. Retenção de talentos

O salário deixou de ser o principal atrativo para as pessoas no momento de escolher para qual organização prestará seus serviços, dando espaço para a valorização dos benefícios oferecidos, clima organizacional, oportunidade de crescimento e qualidade de vida no trabalho. Sendo assim, dificilmente os colaboradores trocarão sua empresa pela concorrente se estiverem satisfeitos com o ambiente organizacional.

Além disso, os profissionais começam a investir em capacitações para poder crescer na empresa e continuar inseridos em um ambiente que valoriza seus recursos humanos.

3. Redução do índice de absenteísmo

A partir do momento que a saúde do funcionário está melhor e a empresa se preocupa em monitorá-la, o número de faltas justificadas por doenças começam a diminuir. A empresa também se beneficia com os custos reduzidos relacionados às doenças ocupacionais e afastamentos causados por problemas de saúde apresentados por seus empregados, por acidentes internos ou até mesmo devido a conflitos interpessoais.

4. Melhoras na imagem da empresa

Qualquer ação que a empresa realiza reflete em sua imagem. Sendo assim, a organização também precisa vender sua imagem em seu círculo de atuação (clientes, funcionários, fornecedores, sociedade, investidores, governo) para poder se beneficiar e atrair mais investimento e talentos.

Essa divulgação das boas ações é feita pelos próprios funcionários que se sentem satisfeitos no trabalho e acabam por recomendar para outras pessoas por meio da propaganda boca a boca, despertando a curiosidade de muitos profissionais e tornando a empresa mais atrativa.

Além da realização das atividades citadas acima, a empresa também deve estar atenta à alimentação dos profissionais para poder melhorar a qualidade de vida de todos. A comida balanceada nos restaurantes é muito importante de ser oferecida, pois traz diversos benefícios à saúde e previne doenças. Você pode optar por contratar uma empresa terceirizada caso não tenha os recursos necessários para oferecer uma alimentação de qualidade, assim como pode ser feita uma conscientização nos colaboradores para mostrar a importância da boa alimentação.

E então, entendeu por que é tão importante investir na qualidade de vida dos funcionários? Que tal compartilhar esse post em suas redes sociais para divulgar a importância de oferecer esse benefício? Compartilhe agora mesmo e comece a investir na saúde de seus colaboradores.