Saiba como a transformação digital pode tornar os serviços de facilities e de manutenção e quais as principais tendências que a tecnologia pode trazer para o setor. Confira!

A transformação digital na gestão de manutenção e facilities está revolucionando o modo como as empresas operam, mantêm e otimizam suas infraestruturas e serviços. Os serviços de facilities abrangem uma gama de funções cruciais para o bom funcionamento de um ambiente corporativo ou institucional, como limpeza, segurança, manutenção, paisagismo, entre outros. No sentido mais amplo, eles incluem todas as facilidades físicas e serviços necessários para o funcionamento eficiente de uma organização, como a gestão de espaços, e serviços de utilidade e segurança.

E a transformação digital, que é o processo de utilizar tecnologias digitais para remodelar as operações organizacionais e a entrega de valor aos clientes, está desempenhando um papel fundamental nessa área. Ela não apenas melhora a eficiência, qualidade, inovação e sustentabilidade dos serviços de manutenção e facilities, mas também os torna mais estratégicos, integrados e inteligentes. Isso é crucial para aprimorar a competitividade e a produtividade no ambiente industrial moderno, refletindo uma mudança significativa na forma como as empresas abordam a manutenção e a gestão de suas instalações.

Como a transformação digital impacta na gestão de facilities 

Otimização de Processos: A digitalização permite uma gestão mais eficiente, automatizando tarefas rotineiras e reduzindo a necessidade de intervenções manuais. Isso resulta em processos mais ágeis e menos propensos a erros.

Manutenção Preditiva: A utilização de sensores e análise de dados possibilita a previsão de falhas antes que ocorram, permitindo manutenções proativas. Isso não apenas economiza custos, mas também aumenta a vida útil dos equipamentos.

Eficiência Energética: A automação e o monitoramento inteligente de sistemas podem levar a um uso mais eficiente de recursos, como energia e água, contribuindo para a sustentabilidade e redução de custos operacionais.

Algumas tendências que já estão sendo implementadas aos serviços

Internet das Coisas (IoT): A IoT está na vanguarda, com sensores inteligentes coletando dados em tempo real para monitoramento e análise avançada, otimizando assim a gestão de facilities.

Inteligência Artificial (AI): A Inteligência Artificial oferece insights poderosos através do processamento de grandes quantidades de dados, permitindo tomadas de decisão mais informadas e preditivas.

Robótica Avançada: Robôs podem realizar tarefas de manutenção de alto risco ou repetitivas, melhorando a segurança e eficiência.

Realidade Aumentada (AR): A Realidade Aumentada pode auxiliar na manutenção, fornecendo sobreposições visuais de informações em tempo real, ajudando na reparação e manutenção de equipamentos complexos. Ela pode ser utilizada também para o treinamento dos colaboradores, simulando o funcionamento de equipamentos e apresentando detalhes sobre a estrutura de locais e maquinários.

Contribuição para práticas sustentáveis

A transformação digital em facilities pode significativamente promover a sustentabilidade, através da:

Melhor gestão de recursos: Sistemas inteligentes permitem um uso mais eficiente de recursos, diminuindo o desperdício.

Redução de desperdícios: Com manutenção preditiva e processos otimizados, há uma redução significativa no desperdício de materiais e recursos.

Otimização da eficiência energética: Sistemas automatizados e inteligentes asseguram que a energia seja utilizada da maneira mais eficiente possível.

Futuro da relação entre facilities e transformação digital

Olhando para o futuro, espera-se que essa relação evolua com o avanço contínuo das tecnologias e mudanças nas demandas do mercado. A integração crescente de soluções de IA, IoT, e robótica avançada está preparada para levar a gestão de facilities a um novo patamar de eficiência e eficácia. Além disso, a crescente ênfase em práticas sustentáveis e a necessidade de adaptar-se a regulamentações ambientais mais rigorosas reforçam a importância da transformação digital nestas áreas.

Portanto, a relação entre facilities e transformação digital pode evoluir muito ainda em um futuro próximo, considerando avanços tecnológicos recentes e possíveis mudanças nas demandas do mercado. Por exemplo, a relação entre facilities e transformação digital pode se tornar mais estratégica, integrada e inteligente, utilizando tecnologias como blockchain, big data e cloud computing, que permitem armazenar, compartilhar e analisar grandes volumes de dados de forma segura, confiável e acessível. Além disso, a relação entre facilities e transformação digital pode se tornar mais personalizada, interativa e inovadora, utilizando tecnologias como 5G, holografia e biometria, que permitem oferecer serviços de facilities mais rápidos, estáveis e seguros, além de criar experiências mais imersivas, envolventes e surpreendentes para os usuários.

Gostou desse conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!