O serviço de concierge ainda é pouco conhecido no Brasil, embora várias pessoas necessitem da ajuda desse profissional. Se você gosta de viajar e já se hospedou em vários hotéis diferentes pelo nosso país e pelo mundo, certamente já deve ter usado os serviços de um concierge sem perceber.

O concierge é aquela pessoa extremamente cordial e solícita que costuma ficar na entrada dos hotéis. A função desse profissional é instruir os hóspedes com informações importantes e ajudá-los a realizar seus desejos, como chamar um táxi, fazer reservas em restaurantes, encontrar boas lojas e muito mais.

Ao contrário do que muitos possam imaginar, a área de atuação do concierge não se limita somente a hotéis. Continue com a leitura para entender melhor qual é a função do concierge, onde ele pode atuar e quais são as vantagens de contratar esse tipo de serviço!

Qual é a função do concierge?

O concierge é um cargo que proveio do ramo da hotelaria, por isso, é tão comum que as pessoas associem esse tipo de serviço a hotéis. No entanto, como já dissemos, o concierge pode atuar em outros segmentos, como na recepção de condomínios, shopping centers, organizações corporativas e restaurantes.

Esse tipo de serviço está diretamente ligado à gestão de facilities, é por isso que a maioria das empresas pode precisar de um concierge, seja de maneira permanente ou sazonal. Dentro de uma corporação, a função do concierge é facilitar a vida dos colaboradores em todos os aspectos, para que eles tenham mais tempo livre para se dedicar ao trabalho.

Os serviços prestados por um concierge dependem muito da empresa para a qual ele trabalha. Por exemplo, algumas empresas terceirizadas de gestão de facilities disponibilizam concierges até mesmo para reparos mecânicos e assistência de compras on-line.

Quais as vantagens dos serviços de um concierge para a empresa?

Otimização do tempo

Todos sabemos que o tempo é muito precioso dentro de ambientes corporativos. Assim, qualquer prática que possa ser adotada para otimizar o tempo dos colaboradores deve ser considerada. Afinal, essa é uma forma de investir na produtividade da sua empresa.

Você deve estar se perguntando: como o concierge é capaz de facilitar a vida dos colaboradores de uma empresa? Vamos usar um exemplo muito prático e comum. Imagine que um dos seus colaboradores foi convidado a fazer uma viagem de negócios. Essa pessoa provavelmente gastará muito tempo procurando por passagens de avião, hospedagem, serviços de translado, restaurantes, entre outros.

Tudo isso poderia ser feito por um concierge em pouquíssimo tempo — e a melhor parte é que o seu colaborador não precisaria se preocupar com esse tipo de aborrecimento e poderia focar na execução de suas tarefas.

Obtenção de informações precisas e valiosas

Os concierges são verdadeiros guias de pesquisa e uma fonte interminável de informações relevantes. Por que confiar em recomendações da internet se você pode contratar uma pessoa totalmente especializada? Esses profissionais estão sempre se atualizando para poder ajudar outras pessoas com qualquer tipo de informação.

Maior cordialidade no atendimento

Como dissemos, o concierge é uma função que nasceu da hotelaria, portanto, os profissionais dessa área são treinados para serem gentis e prestativos. O concierge pode ficar na recepção da sua empresa para tirar as dúvidas dos seus clientes, parceiros e até mesmo colaboradores. Você pode ter certeza de que esse tipo de recepção especial vai aumentar a satisfação de todos.

Como contratar um concierge?

O concierge é um profissional que precisa ser muito bem treinado — ele não é um simples assistente, como muitos podem imaginar. A melhor forma de garantir a contratação de concierges qualificados é buscando por empresas terceirizadas que cuidam da gestão de facilities.

Peça para a empresa os documentos, como certificados, que confirmem a qualificação de seus funcionários que trabalham como concierge. De início, pode parecer um exagero contratar esse tipo de profissional, mas, com o passar do tempo, você vai perceber que a sua empresa começará a funcionar muito melhor tendo uma pessoa dedicada somente a resolver pequenos problemas.

Gostou deste texto? Quer aprender novas técnicas para aumentar a produtividade da sua equipe? Então leia este outro artigo, em que nós explicamos o que é a metodologia Squad.