Você já notou que a área de Recursos Humanos vem passando por diversas transformações? Elas são resultados do novo momento, chamado de RH 4.0.

Neste artigo, vamos explicar exatamente o que esse termo significa, quais são os impactos para as organizações e quais benefícios as inovações podem trazer ao contexto empresarial.

Quer entender mais? Então continue a leitura!

Entenda o que é RH 4.0

O conceito de RH 4.0 está atrelado principalmente à chamada 4ª Revolução Industrial. Nesse novo momento, a indústria é regida em grande parte pelo uso de tecnologia e pela automação de processos.

Essas inovações chegaram ao setor de Recursos Humanos das empresas e estão gerando grandes mudanças.

O novo RH aderiu às transformações digitais e agora faz uso de diversas ferramentas tecnológicas para atuar de forma mais otimizada e estratégica.

Veja os impactos positivos para as empresas

Em um momento anterior, o RH era visto como uma área essencialmente burocrática, imersa em papeladas e atividades repetitivas de rotina.

Com a implementação das novas tecnologias, o RH deixa na mão dos sistemas inteligentes os processos tradicionais e burocráticos.

Desse modo, ele ganha tempo para atuar de forma muito mais estratégica na empresa, trazendo inovações, propondo novas metodologias e sugerindo melhorias na área de capital humano.

Com o RH 4.0, os executivos da organização ganham grandes aliados no desenvolvimento e crescimento dos negócios.

Entre as principais vantagens do RH 4.0 para empresas estão:

  • recrutamento mais rápido e assertivo com alto índice de aproveitamento;

  • colaboradores mais desenvolvidos e trabalhando melhor após estratégias de educação corporativa;

  • maior retenção de talentos por causa da valorização dos profissionais;

  • ambiente organizacional mais saudável, em que as pessoas se sentem satisfeitas e engajadas;

  • melhora da imagem interna e externa da empresa pelo fortalecimento da cultura organizacional.

Descubra as tendências de RH para os próximos anos

Como a sua organização pode caminhar ao lado de grandes corporações mundiais que já aderiram ao RH 4.0? Separamos algumas tendências que a gestão pode implementar para usufruir dos benefícios desse novo momento.

Uso de dados na tomada de decisões

Big Data é um dos termos mais populares atualmente por seu potencial de uso em todos os meios. Trata-se dos dados produzidos em grande quantidade por todos os indivíduos conectados em rede.

Esse grande volume de informação, se não organizado, não tem utilidade prática. Porém, sistemas inteligentes trabalham esses dados, recolhendo, organizando e analisando.

Esse processo dá aos gestores diversas informações valiosas, que passam a ser usadas na tomada de melhores decisões para alavancar a economia da empresa.

Automação de processos

O tempo perdido com processos repetitivos de rotina impedia o RH de atuar de forma analítica. Agora, a tecnologia possibilita que sistemas de automação façam esses trabalhos.

Porém, a visão ultrapassada de que as máquinas substituiriam o trabalho humano nas empresas está longe de ser a realidade com a automação.

O que acontece é que os profissionais da equipe se tornam mais especializados em propor soluções estratégicas.

Em vez de se preocupar com a papelada, eles voltam os olhos para a experiência dos colaboradores da empresa, garantindo que os recursos sejam bem investidos em capital humano.

Digitalização e soluções na nuvem

A cena de caixas e caixas de arquivos reunidos pelo RH ao longo de anos também está se transformando. Uma das novas tendências é a digitalização, que abandona a papelada física e a transforma em arquivos digitais guardados em sistemas de cloud computing.

Além de ser extremamente pertinente no viés da sustentabilidade, esse modelo de criar e guardar arquivos economiza espaço físico e traz mais segurança aos documentos da empresa.

Eles não ficam mais suscetíveis à deterioração e situações como incêndios, furtos e adulterações. Com os sistemas na nuvem, os arquivos também podem ser acessados mais facilmente por toda a equipe, agilizando todos os processos.

Achou o RH 4.0 interessante? Com certeza vale à pena investir na transformação digital e mudar o mindset da sua equipe para experimentar os benefícios dessa inovação.

Se você gostou deste artigo, que tal compartilhá-lo nas redes sociais? Ele pode ser esclarecedor para muitas outras pessoas!

Deixe uma resposta

Fechar Menu