Escolher bons fornecedores para uma cozinha industrial pode parecer uma tarefa simples, mas a verdade é que vários pontos devem ser considerados para que você acerte na sua preferência e tenha bons resultados.

O fornecedor deve ser visto como um parceiro, pois parte do sucesso da cozinha depende que o serviço dele seja de qualidade, como a entrega, a organização e bons produtos. Por isso, é preciso ficar atento e ter critérios rigorosos ao escolher qual fornecedor trabalhará com você.

Neste post, vamos falar sobre quais são os pontos-chave para escolher bons fornecedores. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Pesquise sobre os fornecedores

Faça uma lista com os nomes dos fornecedores e pesquise sobre eles — isso pode ser feito por meio da Internet ou diretamente com outros clientes. Nessa pesquisa, é importante saber informações sobre alguns critérios.

Entrega

Em uma cozinha de refeições coletivas é imprescindível que a entrega seja pontual. Você consegue imaginar o transtorno que é faltar um item essencial em pleno funcionamento do restaurante? Por essa razão, certifique-se de que o fornecedor seja bem resolvido nessa questão.

Busque por fornecedores que tenham sistema integrado de abastecimento, abrangendo uma logística eficiente para melhor organização dos processos de compras, planejamento e controle de produtos.

Flexibilidade

É muito inconveniente precisar de algo do fornecedor e não conseguir entrar em contato, ou os produtos estarem em falta constantemente. Por esses motivos, procure saber como é a disponibilidade de produtos e de contato dele para não ter problemas.

Além disso, ele deverá atender à sua demanda em qualquer situação e ocasião — escolha um fornecedor que esteja a seu dispor para servir a sua empresa em algum evento, um horário diferente do habitual ou, até mesmo, a variação do cardápio conforme o desejado.

A capacidade de resolver problemas também deve ser levada em conta, afinal, imprevistos podem surgir a qualquer momento. Sendo assim, ter um fornecedor que saiba lidar com isso é essencial.

Serviços que vão além da alimentação

O diferencial que pode ajudar você na hora de escolher um bom fornecedor é a preocupação dele em oferecer serviços além das refeições, entre eles:

  • promoção da segurança do trabalho;
  • programas de educação e orientação nutricional;
  • sistema de controle de qualidade e segurança alimentar;
  • pesquisa de satisfação.

Avalie os fornecedores periodicamente

Além de saber escolher, é importante manter bons fornecedores na sua lista de cadastro. Essa atitude é importante, pois ter uma boa parceria com eles influencia diretamente no serviço do restaurante e na satisfação do cliente final.

Sendo assim, a experiência com o fornecedor é uma maneira de qualificar o trabalho dele e avaliar se a parceria ainda é vantajosa para a empresa.

Por isso, verifique e avalie com regularidade alguns pontos de atenção como:

  • qualidade dos produtos;
  • prazos de entrega;
  • agilidade nas trocas (quando necessárias);
  • flexibilidade;
  • serviços extras;
  • bom atendimento no serviço prestado.

Caso o fornecedor deixe a desejar em algum quesito que afete a produtividade da cozinha, reavalie se é viável mantê-lo como seu parceiro ou se é a hora de procurar por outro que melhor atenda às expectativas.

Todo cuidado é pouco na hora de escolher bons fornecedores, visto que uma falha pode atrapalhar todo o andamento do restaurante e a satisfação dos colaboradores. Portanto, fique atento às nossas dicas quando precisar de um!

Tem alguma dúvida, sugestão ou quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

Fechar Menu