Dentro de uma organização, é preciso se preocupar constantemente com a motivação dos colaboradores e a retenção de talentos que impactam diretamente na produtividade da empresa. Para isso, é bem interessante realizar uma pesquisa de satisfação interna.

Essa é uma metodologia bastante útil, que oferece uma forma de conhecer precisamente as necessidades dos funcionários durante sua rotina de trabalho. Graças a ela, é possível orientar melhorias, garantir maior competitividade no mercado e impulsionar a produtividade.

Quer saber mais sobre a pesquisa de satisfação interna? Continue lendo este post!

Conheça a importância da pesquisa de satisfação na empresa

A pesquisa de satisfação na empresa é uma técnica aplicada para avaliar questões importantes da rotina. Trata-se de uma ferramenta inteligente do planejamento estratégico, pois consegue identificar os principais problemas e as maiores dificuldades individuais e coletivas da organização.

É claro que, para obter todos esses dados de uma forma precisa e eficiente, a pesquisa deve ser elaborada de uma forma clara. Ou seja, não deve fugir do objetivo de coletar respostas sobre as principais questões, como:

  • captar novas ideias;
  • identificar problemas nos setores;
  • saber como está o clima organizacional;
  • checar os equipamentos de trabalho;
  • verificar a motivação dos funcionários.

Aprenda a implantar essa ferramenta em sua organização

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da pesquisa de satisfação interna, deve estar se perguntando sobre quando aplicá-la. Pois bem, muitas empresas esperam o cenário organizacional ficar caótico para realizá-la. Ou seja, quando os funcionários não cumprem o horário, o clima fica desagradável e improdutivo e os clientes começam a reclamar.

No entanto, o ideal é não esperar que todos esses problemas apareçam para aplicar a metodologia. Para prevenir problemas e assegurar a satisfação dos colaboradores, recomenda-se realizar a pesquisa anualmente e compará-la com os períodos passados.

Além disso, evite aplicar a pesquisa no final do ano. Nessa época, é comum que os funcionários estejam cansados e com a sobrecarga do ano inteiro. Então, vale a pena estudar minuciosamente os melhores meses e os dias mais adequados, de acordo com os objetivos do negócio.

Tenha em mente também que esse processo deve ser contínuo. De nada adianta fazer a pesquisa e deixá-la guardada. É preciso fazer a comparação com os demais meses e anos e colocar as ações de melhoria em prática.

Estimule o feedback dos colaboradores

E por falar na continuidade desse processo, é muito importante manter o feedback dos colaboradores sempre positivo. Afinal, trabalhadores motivados e satisfeitos contribuem mais para o crescimento do negócio.

Para isso, vale a pena investir em alguns incentivos que são bem importantes. Abaixo, reunimos os principais. Veja:

  • oferecer boas oportunidades de crescimento;
  • traçar um plano de carreira;
  • capacitar e treinar frequentemente os colaboradores;
  • criar um espaço de trabalho funcional e agradável;
  • disponibilizar um restaurante corporativo;
  • incentivar programas para melhorar a saúde dos funcionários;
  • cuidar da segurança dos colaboradores.

A partir dessas informações, notamos que a pesquisa de satisfação na empresa tem papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento da organização. Vimos também que esse processo deve ser continuo e o feedback dos colabores deve se manter sempre positivo, a fim de engajar as equipes e aumentar a qualidade das entregas.

E você, entendeu o porquê de utilizar a pesquisa de satisfação na empresa? Quer começar a implementá-la em seu negócio? Então, entre em contato com a gente e conheça as nossas soluções!

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