A segurança do trabalho é fundamentada no conforto, praticidade, organização e diminuição dos riscos químicos e ergonômicos por meio de medidas corretivas e preventivas dentro dos restaurantes corporativos.
Além disso, as atividades relacionadas à segurança no ambiente devem ser seguidas adequadamente conforme as recomendações dos órgãos regulamentadores. O cumprimento das boas práticas reflete a idoneidade e seriedade da empresa.
Por isso, abordaremos no post de hoje a importância da segurança do trabalho tanto para os funcionários do ambiente interno quanto para os frequentadores dos restaurantes corporativos. Acompanhe e tire suas dúvidas!
Identificação dos riscos ocupacionais
As empresas alimentícias devem identificar os riscos ocupacionais, suas principais causas e estudar maneiras de prevenir seus acontecimentos. Dessa forma, a estratégia fica mais efetiva no sentido de garantir segurança durante as atividades laborais.
A prevenção de acidentes de trabalho deve ser vista sempre como ponto a melhorar, identificando trabalhadores com risco potencial de novos acidentes e analisando mudanças no ambiente que favoreçam essa ocorrência.
Situações rotineiras com um chão molhado devem ser evitadas ao máximo antes que cause um acidente de proporções incalculáveis do ponto de vista humano e financeiro. Por isso, a identificação pressupõe uma observação intrínseca e in loco para ajustar as práticas preventivas.
Avaliação dos riscos inerentes ao trabalho
A mensuração dos principais riscos ocupacionais dentro de um restaurante corporativo é um dos passos mais importantes para atuar de forma rápida e precisa. O levantamento é feito com base nos acidentes ocorridos e situações que facilitam sua ocorrência.
A partir desses dados é importante compilar com as pesquisas existentes sobre o assunto, discutir com outros gestores sobre os mesmos problemas e propor medidas inovadoras para diminuir drasticamente esse quadro.
Os riscos ocupacionais devem ser frequentemente avaliados e analisados sob a perspectiva de novos estudos sobre o tema, novas mudanças na legislação e sensibilização dos funcionários em prol da prevenção de sua ocorrência. A compilação desses fatores possibilitará melhorias no ambiente laboral sem alterar drasticamente os custos da empresa.
Controle dos principais riscos ocupacionais
Feito a análise detalhada do ambiente e as probabilidades de acidentes é crucial instituir a política de gestão de segurança. Dentro desse projeto se enquadra a conscientização sobre equipamentos de proteção individual (EPI).
Para isso, não basta apenas o uso do EPI, é preciso fomentar a discussão sobre sua importância e a avaliação da integridade dos equipamentos. Assim, a instituição das condutas será melhor aproveitada pelos colaboradores.
A meta almejada pelas empresas alimentícias é ter 100% dos riscos mapeados e 100% de conscientização e de práticas preventivas realizadas pelos colaboradores. Para que isso aconteça eficazmente, é importante atender aos requisitos de segurança do trabalho dentro do ambiente culinário, utilizar equipamentos de proteção individual e adotar práticas diferenciadas que previnem acidentes.
É responsabilidade dos gestores engajar todos os colaboradores em prol da segurança do trabalho e diminuição dos riscos ocupacionais. Assim como é pertinente mencionar a participação efetiva e continuada dos trabalhadores.
E você, já teve alguma experiência inovadora de melhorias de trabalho nesses ambientes para prevenir acidentes? Faça um relato e compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.