Os funcionários de uma empresa que tem restaurante interno se ausentam 47% menos e produzem 60% mais riquezas que aqueles que atuam em organizações sem esse benefício, de acordo com pesquisa da Buck Consultants.

Além de ser almejada por muitos por facilitar sua rotina, a alimentação dentro da empresa proporciona uma dieta mais balanceada aos colaboradores, oferecendo mais qualidade de vida e agregando valor à marca das instituições que optam por oferecer esse benefício.

8 vantagens que a alimentação em restaurante dentro das empresas oferece

  1. Aumento no rendimento no trabalho, já que os funcionários estarão mais nutridos e dispostos;
  2. Eliminação do tempo de deslocamento dos funcionários, pois eles são servidos dentro das organizações;
  3. Aumento da satisfação do público interno;
  4. Ganho na qualidade de vida dos funcionários;
  5. Melhora do clima organizacional;
  6. Dieta balanceada de acordo com a necessidade dos funcionários;
  7. Retenção de talentos e diminuição do turnover, pois a alimentação na empresa é um benefício considerado diferencial para muitos trabalhadores;
  8. Ganho de imagem como uma empresa socialmente responsável, já que se preocupa com o bem-estar e qualidade de vida dos seus times.

A disponibilização de restaurante dentro da empresa pode ser feita, inclusive, a partir de incentivos fiscais por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), disposto na lei 6.321, de 1976, e o decreto nº 5, de 1991.

As principais responsabilidades que as empresas devem seguir para ter um restaurante

  • Garantir alimentos adequados ao consumo;
  • Acompanhar as condições higiênicas e sanitárias da manipulação de alimentos;
  • Dispor de um profissional de nutrição que será responsável pelos serviços do restaurante;
  • Oferecer espaço físico adequado para receber os funcionários durante as refeições.

Para muitas empresas, é mais interessante terceirizar o restaurante em vez de montar uma equipe e gerir um serviço que não é o foco da atividade-fim da organização. Nesse tipo de serviço, os alimentos são preparados no local em que serão consumidos, mas por uma empresa contratada, que custeia a manutenção do espaço e fornece a mão de obra (como cozinheiros, nutricionistas e atendentes).

A contratação de um restaurante exige alguns cuidados para garantir a qualidade do serviço oferecido. Listamos para você informações importantes para selecionar os melhores prestadores de serviço. Veja:

  • Verifique a reputação, checando as referências com outras instituições já atendidas;

  • Confira os registros, certificados de qualidade e as licenças da prestadora;

  • Tempo de mercado e capacidade de atendimento (número de funcionários, área geográfica que atende, sistema de gestão, investimentos em infraestrutura e treinamento para os funcionários);

  • Procure saber, em especial, quais os critérios e procedimentos na compra dos insumos.

As empresas que fornecem o serviço de restaurante são fiscalizadas por órgãos do governo, como a Vigilância Sanitária, para garantir um serviço de qualidade para os seus funcionários. Esses órgãos fazem vistorias e fiscalizações no local onde deve ser servida a alimentação. Também é exigido que os trabalhos sejam orientados por um profissional responsável, geralmente um nutricionista.

Agora que você já sabe por que proporcionar alimentação em um restaurante dentro da empresa, assine nossa newsletter para saber mais dicas e informações como essas!

Deixe uma resposta

Fechar Menu