Você sabe por que é interessante manter um restaurante interno? A prática de oferecer alimentação aos colaboradores por meio de cartão refeição ou com a participação no Programa de Alimentação do Colaborador (PAT) é cultivada por muitas organizações.
No entanto, considerando a configuração e as especificidades das empresas, como distância de centros comerciais — caso de determinadas indústrias —, algumas optam por investir em um restaurante interno e disponibilizar as refeições dentro das próprias dependências.
Se você deseja entender melhor sobre o restaurante interno, este post vai ajudar! A seguir, explicaremos por que manter um local de alimentação é bastante benéfico para uma empresa e em quais aspectos internos ela impacta diretamente. Confira!
Conheça o perfil da sua empresa
Para uma empresa que possui espaço, os custos de manter um restaurante interno são mais vantajosos que oferecer vale-refeição. Aliás, esse benefício só deve ser levado em consideração quando não houver a primeira opção.
Além disso, muitas organizações se encontram longe de estabelecimentos comerciais que possam oferecer refeições aos funcionários. Nesse caso, a escolha por um restaurante corporativo é o melhor a se fazer para promover o bem-estar dos profissionais.
Outro fator que precisa ser considerado é o número de funcionários, pois as empresas que tenham mais de 300 pessoas são obrigadas a manter o restaurante interno. Isso significa, que essas companhias devem disponibilizar um local adequado para as refeições.
Sendo assim, o restaurante interno traz uma série de vantagens para a empresa, como explicaremos melhor a seguir. Por isso, em um primeiro momento, é importante avaliar o perfil da organização para poder adequar a instalação às necessidades dela.
Saiba por que manter um restaurante interno
O restaurante interno é uma solução prática e eficiente para contribuir com o bem-estar profissional. Trata-se de um investimento importante e que auxilia a melhorar a satisfação e otimizar a rotina dos funcionários, evitando deslocamentos ou o uso de marmitas.
Nesse sentido, proporciona benefícios fundamentais para as estratégias corporativas e quando bem executado, favorece inclusive a retenção de talentos. Afinal, ter uma alimentação de qualidade e sem esforços é um grande diferencial para os funcionários.
Conheça, a seguir, os motivos para ter um restaurante interno na empresa!
Promover a saúde dos colaboradores
Uma das maiores causas de absenteísmo nas empresas e, consequentemente, das lacunas na produção é por motivo de doença. O fato é que a exposição a uma alimentação não tão saudável interfere na imunidade e eleva a possibilidade de doenças.
Mas qual é a ligação de tudo isso com o restaurante interno? Como a empresa será responsável pelo serviço ou pela terceirização dele, ela terá maior controle sobre o que servir, garantindo refeições adequadas, equilibradas e nutritivas.
Contar com profissionais, como nutricionistas, permite a criação de cardápios mais saudáveis e que atendam às necessidades de trabalhadores em diferentes frentes de atuação. Consequentemente, isso tem reflexo na saúde da equipe, gerando uma maior produtividade.
Além disso, há retorno positivo para a marca, visto que essa preocupação com o público interno é tão importante na conquista de talentos. Por isso, promover uma alimentação de qualidade é uma forma para cuidar do capital humano da organização.
Incentivar a integração entre os funcionários
Em grandes empresas, os setores costumam ficar separados, o que cria certo distanciamento entre áreas. O restaurante interno representa uma alternativa para essa questão, ao proporcionar um ambiente onde todas as equipes se reúnem.
Como uma das premissas dos Recursos Humanos (RH) é justamente alinhar os trabalhadores, a instalação promove uma série de reflexos positivos na organização, inclusive, estimula a interação e os laços entre as equipes, fator essencial para a empresa.
Os novos funcionários podem ser inseridos no ambiente de trabalho com maior facilidade, auxiliando o processo de onboarding planejado pelo RH. Com um clima organizacional integrado, há melhora significativa no relacionamento entre as equipes, refletindo, diretamente, na produtividade.
Diminuir a taxa de turnover
A integração entre os times pode reduzir também as taxas de turnover e, ainda, colaborar com o desenvolvimento do colaborador. Nesse último caso, compartilhar a refeição com os colegas cria laços e faz com que os funcionários sejam mais proativos na hora de se ajudarem.
Consequentemente, o RH tem mais facilidade de introduzir projetos coletivos e conta com maior engajamento dos profissionais. Esse aspecto faz toda a diferença para conseguir alcançar os objetivos e promover melhores resultados na organização.
Mas não é só isso. A saída de colaboradores da organização é menor, pois eles se sentem motivados diante da preocupação da empresa em oferecer benefícios a eles. Dessa forma, será possível reduzir custos e manter uma equipe capacitada e comprometida.
Proporcionar maior comodidade ao trabalhador
Para uma empresa produzir mais e manter os funcionários engajados, é preciso que o ritmo de trabalho ofereça um período de descanso proporcional. E não apenas nas folgas, mas também durante a rotina de trabalho diária, com pausas bem definidas.
Nesse sentido, ao sair para fazer as refeições, muitas vezes, os colaboradores perdem tempo com o deslocamento e com as filas nos estabelecimentos — principalmente, se os restaurantes atendem a outras empresas, que toma mais tempo e acaba dificultando o descanso.
Além do fato dessa situação gerar estresse, as pessoas não possuem a comodidade e a praticidade necessárias para poder ter um intervalo. Aspecto importante para garantir a produtividade e recuperar as energias para encarar mais uma jornada de trabalho.
Com o restaurante interno, é possível criar um ambiente cômodo e agradável para o funcionário fazer a sua refeição com tranquilidade — o que impacta no engajamento com suas tarefas diárias e na maior disposição para cumprir demandas organizacionais.
Contar com staff competente
Contar com uma equipe competente nessa implementação é um fator estrategicamente positivo. Isso deve incluir um grupo com habilidade de planejamento de cardápio e cuidados com a saúde, para que o restaurante proporcione vantagens ao colaborador e à empresa.
O foco é promover qualidade de vida e bem-estar para o funcionário, independentemente da hierarquia dele dentro da empresa. Todos devem ter acesso a uma alimentação nutritiva, fresca e com toda comodidade e higiene.
Há reflexo em um tratamento mais igualitário da equipe, o que é fundamental em uma empresa que pretende integrar os seus colaboradores. O RH também conseguirá construir uma imagem mais positiva da empresa internamente e, inclusive, poderá divulgar isso nos meios de comunicação com os funcionários.
Reduzir custos operacionais
A média de um vale-refeição diário gira em torno de 25 reais por funcionário. Ao instalar um restaurante interno, esse valor cai para menos da metade, o que é um grande benefício para a empresa e auxilia a organização financeira.
Por exemplo, aquelas que oferecem mais de uma refeição por dia, conseguem reduzir ainda mais os custos. Mesmo que seja preciso custear a instalação do restaurante, adquirir equipamento e utensílios, a empresa poderá ver os resultados do investimento com o tempo.
Uma alternativa é que o RH pode, até mesmo, investir o dinheiro que foi economizado em outros benefícios para os trabalhadores. Apostando nessa ação, será mais fácil reter talentos e manter uma equipe de profissionais produtiva, motivada e qualificada.
Como otimizar a gestão de um restaurante interno
A gestão interna de um restaurante é primordial para alcançar o sucesso e oferecer o melhor aos colaboradores. Trata-se de um aspecto que precisa ser considerado prioridade para a organização, pois tem influência direta na saúde e satisfação.
Por essa razão, antes de tudo é preciso investir em estratégias para melhorar a gestão do restaurante interno e garantir a excelência em todos os sentidos. Assim, será possível usufruir de todos os benefícios e elevar os resultados da companhia.
Veja a seguir, algumas dicas relevantes para aprimorar a gestão do restaurante interno!
Entenda as necessidades dos colaboradores
Para criar um cardápio nutritivo e diversificado, é muito importante considerar as necessidades de cada colaborador. Assim, será possível atender a todos e garantir que a alimentação esteja adequada para cada perfil, evitando complicações.
Ao entender as necessidades dos funcionários, os gestores podem criar cardápios inclusivos, que atendam a todos os perfis. Principalmente pessoas que apresentam restrição alimentar, vegetarianos e outras particularidades na alimentação.
Sempre insira novidades no cardápio
Para garantir a satisfação de todos, é interessante inserir novidades no cardápio periodicamente, diversificando a alimentação. Essa ação é primordial para manter as refeições atrativas, nutritivas, promover a qualidade e o bem-estar dos funcionários.
Sendo assim, conte com apoio profissional para desenvolver uma alimentação equilibrada e com variações. Você pode, inclusive, desenvolver um cardápio para cada dia da semana, compondo diferentes pratos, entradas, saladas e opções para todos os gostos.
Conte com apoio de uma empresa terceirizada
Lidar com a gestão de um restaurante interno é um desafio intenso para muitas empresas e nesse caso, terceirizar o serviço é uma ótima solução. Consiste em um apoio que facilita os processos e muito vantajoso para a empresa e funcionários.
É um fator que ajuda a otimizar o custo operacional e inclui uma série de serviços — como café, almoço e cardápios diferenciados em datas especiais —, dependendo do que for definido em contrato, tornando tudo mais prático e simples para os gestores
Portanto, há uma série de vantagens para a companhia, como ter uma equipe interna disponível para outros projetos, visto que as responsabilidades ficam a cargo do serviço contratado e por isso, proporcionam maior tranquilidade.
Com o apoio da Exal, você tem todo suporte para conduzir uma gestão de restaurantes internos perfeita. São soluções completas para o seu estabelecimento e um time de especialistas no assunto, para promover a satisfação da empresa e funcionários.
Nesse sentido, a Exal é uma empresa com ampla expertise na gestão de restaurantes corporativos e disponibiliza um apoio completo. Tudo para ter tranquilidade e a garantia de uma parceria reconhecida pela qualidade e excelência.
Como vimos ao longo do artigo, a instalação de um restaurante interno precisa ser bem pensada. Mas, a partir do momento em que se opta por ele, as vantagens são visíveis tanto para as empresas quanto para os funcionários.
Viu que essa é a melhor opção para a sua empresa e deseja terceirizar o serviço? Entre em contato conosco. Nós, da Exal, somos especialistas em administrar restaurantes corporativos. Conheça os nossos serviços e encontre a solução ideal para a sua organização!