A procura por desenvolvimento pessoal e profissional tem sido cada vez mais valorizada pelas organizações. Com a alta competitividade do mercado, quanto mais conhecimento uma pessoa detém, melhor será o seu desempenho no cargo. Essa capacitação vai desde especializações internacionais até as microcertificações.
Mas, por que as microcertificações estão sendo valorizadas atualmente? Qual o real valor delas para o mercado? É o que você descobrirá no nosso artigo de hoje. Ainda mostraremos um panorama com as principais microcertificações do mercado. Confira!
O que são as microcertificações?
As microcertificações são, nada mais que, cursos rápidos nos quais o profissional aprende temas específicos para a sua aplicação rápida. Eles são menos rígidos do que os cursos de maior duração, já que seu principal objetivo é capacitar o profissional de maneira concisa para atuar em um ramo específico. Geralmente, a duração desses cursos é de apenas algumas horas e, logo após o seu término, o estudante recebe um certificado online.
Tomemos como exemplo o setor de RH. São muitas as especificidades e responsabilidades em um departamento de pessoal: treinamento, recrutamento, seleção, comunicação interna, entre várias outras ações. Consequentemente, isso nos leva a necessidade de um profissional da área em constante especialização, visto que a sua atuação é bastante ampla.
Qual a importância desse tipo de certificação?
A importância das microcertificações está embasada, principalmente, no fato do profissional poder se qualificar em menos tempo e em áreas que de fato ele atuará. Consequentemente, se ele se identificar mais com algum curso, poderá se aperfeiçoar procurando uma especialização aprofundada sobre o assunto.
Menor tempo
Como dissemos, um profissional de RH precisa ter várias habilidades. Com a evolução das tecnologias, as capacitações têm mudado constantemente, permitindo a qualificação para trabalhar com um software de gestão de pessoas, por exemplo, em menos tempo, o que aperfeiçoa e facilita a sua atuação dentro da empresa.
Praticidade
Os cursos são práticos e ensinam os conceitos principais demandados em algumas áreas. Outra vantagem é que muitos deles podem ser realizados de maneira online. Ou seja, é bem funcional, mesmo para aqueles profissionais que possuem a agenda cheia e não têm tempo para estar em uma sala de aula por horas todos os dias.
Maior expertise
As organizações exigem mais qualificações. Por isso, quanto maior a expertise em uma área, melhores as chances profissionais nela. Consequentemente, vêm as oportunidades de, ter salários mais convidativos e ascensão na carreira.
Reconhecimento
Além das empresas que reconhecem o certificado, você poderá inserir os cursos no seu currículo e mudar de cargo dependendo da sua qualificação. Alguns desses microcursos também servem como base em provas de títulos de concursos. Isso porque a validação pode ser conferida, principalmente, no caso do curso online.
Quais as microcertificações mais comuns para RH?
Existem variadas microcertificações para as diferentes qualificações profissionais. Em RH, podemos citar:
-
gerenciamento de recursos humanos;
-
qualidade de processos em RH;
-
gestão de conflitos;
-
avaliação de desempenho;
-
recrutamento e seleção.
Como você pode ver, as microcertificações trazem muitos ganhos, tanto para as empresas quanto para os profissionais que nelas atuam. Isso porque elas permitem o crescimento sustentável, inovação constante, além de maior assertividade e produtividade.
Agora que já sabe a importância das microcertificações, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você verá em primeira mão nossos próximos artigos sobre gestão!