Já é de conhecimento geral no mundo corporativo que empresas que investem em um bom ambiente laboral alcançam maiores resultados e conseguem fidelizar seus funcionários mais facilmente, tornando-os mais dedicados aos objetivos da organização. Por isso, muitas companhias têm apostado em estratégias para melhorar o bem-estar interno, como é o caso da psicologia organizacional.
Preparamos este conteúdo justamente para explicar o que é psicologia organizacional e mostrar como ela pode melhorar o desempenho de uma empresa.
Acompanhe a leitura para entender mais sobre o tema!
O que é psicologia organizacional?
Antes de explicar o que é psicologia organizacional, precisamos entender o seu surgimento. A ideia nasceu durante a primeira revolução industrial, quando estudiosos na área perceberam a necessidade de aprimorar a produtividade das indústrias. No entanto, foi só depois da Segunda Guerra Mundial que a psicologia organizacional começou a se desenvolver melhor.
De forma resumida, podemos dizer que a psicologia organizacional estuda o comportamento humano e a interação entre pessoas, tendo como cenário o ambiente corporativo. O estudo sobre psicologia é utilizado para compreender os colaboradores e suas relações, aplicando recursos que melhorem a rotina de trabalho, a mediação de conflitos e a potencialização de talentos.
Qual é a diferença entre psicologia organizacional e psicologia do trabalho?
Muitas pessoas acham que psicologia organizacional e psicologia do trabalho são a mesma coisa, o que não é verdade. Apesar de ambas tratarem sobre o estudo do comportamento dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho, elas têm focos diferentes.
A psicologia organizacional é voltada para o dia a dia dos colaboradores, tentando entender como as relações entre os colaboradores afetam a performance da empresa. Seu objetivo é criar estratégias voltadas a melhorar a rotina e as relações interpessoais, dessa forma, melhorando o desempenho da equipe.
Já a psicologia do trabalho se preocupa mais com cada indivíduo, tentando entender como as relações no trabalho afetam a sua saúde emocional e mental. A psicologia do trabalho está mais preocupada com o bem-estar das pessoas.
Qual é a importância da psicologia organizacional para as empresas?
O bem mais importante de uma empresa é o capital humano, afinal, os colaboradores são os grandes responsáveis pelos processos que geram a renda da organização. Sendo assim, a presença de um psicólogo organizacional ajuda não só a melhorar o moral, mas auxilia na retenção de talentos e no desenvolvimento dos departamentos.
Devido à rotina corrida, muitos líderes e gestores acabam não conseguindo acompanhar a evolução de suas equipes com atenção. O psicólogo organizacional passa a ser um apoio fundamental para esse tipo de situação.
Quais são os benefícios da psicologia organizacional?
Depois de tudo o que já foi dito neste texto, temos certeza de que você já tem em mente que a psicologia organizacional só tem coisas boas a oferecer para uma empresa.
Mas, para deixar tudo ainda mais esclarecido, veja quais são alguns dos benefícios que a psicologia organizacional pode oferecer para a sua empresa:
- aumento na produtividade dos colaboradores;
- maior agilidade e efetividade nos processos seletivos;
- diminuição da taxa de turnover;
- melhora no clima organizacional;
- aumento na motivação e engajamento dos colaboradores.
Se você nunca pensou em investir na psicologia dentro da sua empresa, talvez esse seja o momento certo. Temos certeza de que logo você estará colhendo os frutos dessa decisão.
Você já conhecia o tema desse post? Compartilhe conosco a sua experiência sobre psicologia organizacional e também as suas dúvidas, caso ainda tenha alguma, nos comentários abaixo!