O bem mais valioso para uma organização é a sua equipe, afinal, os colaboradores são os grandes responsáveis pela produção. A empresa que conta com uma equipe engajada e altamente qualificada consegue se destacar da concorrência. Uma das melhores maneiras de promover o desenvolvimento profissional da sua equipe é investindo no Levantamento de Necessidades de Treinamento.
O Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) é um processo que as empresas utilizam para identificar as possíveis falhas da sua equipe e as oportunidades de crescimento. Resumidamente, podemos dizer que esse processo objetiva sanar a carência de conhecimento ou habilidades dos colaboradores. Com o LNT, o gestor é capaz de traçar as melhores estratégias para melhorar a performance da sua equipe.
A seguir, mostramos como é possível fazer o Levantamento de Necessidades de Treinamento corretamente. Acompanhe as nossas dicas!
Atente-se às evidências
Muitos gestores se perguntam como é possível saber se uma equipe precisa ou não passar por um Levantamento de Necessidades de Treinamento. A resposta é muito simples: basta se atentar a alguns sinais, como falta de comprometimento, pouca motivação, resultados ineficientes, aumento nas taxas de absenteísmo e turnover, entre outros.
Essas evidências apontam que há um ou mais problemas dentro da sua empresa. O primeiro passo para realizar o Levantamento de Necessidades de Treinamento é analisar essas lacunas que precisam ser preenchidas. Caso você não consiga observar nenhuma dessas evidências na sua equipe atualmente, significa que ainda não é hora de fazer o LNT.
Faça avaliações de desempenho
Agora que você já sabe que precisa realizar um LNT na sua empresa, é hora de definir quem necessita melhorar seu desempenho e quais serão os treinamentos aplicados para cada pessoa. Nessa etapa, o gestor deve observar quais indivíduos estão realizando suas tarefas de maneira satisfatória, de acordo com a descrição de cargo, e quais estão deixando a desejar.
Vale ressaltar que a avaliação de desempenho vai muito além da parte técnica, essa etapa também tem como objetivo identificar a necessidade de se trabalhar as soft skills, ou seja, as competências comportamentais de alguns colaboradores. Existem profissionais que sabem desempenhar seu cargo muito bem, mas são incapazes de falar em público, por exemplo.
Realize entrevistas com gerentes e supervisores
Ninguém conhece melhor os colaboradores da empresa do que os supervisores e gerentes de área, afinal, eles acompanham de perto a execução das tarefas. Se você deseja saber mais sobre cada membro da sua equipe, basta colher informações diretamente da fonte.
Converse com cada um dos líderes e responsáveis pela equipe para levantar o máximo de informações possíveis sobre a produtividade de cada colaborador. Pergunte como é o cotidiano de trabalho, quais são as dificuldades que eles conseguem enxergar em cada pessoa e quais colaboradores apresentam desejo de evoluir dentro do seu cargo. A partir dessas informações você será capaz de designar o treinamento certo para cada setor ou indivíduo.
Aplique avaliações de conhecimento
Com as avaliações, você será capaz de mensurar o nível de conhecimento técnico dos seus colaboradores sobre temas essenciais. Assim sendo, as avaliações ajudam os gestores a compreender melhor se a sua equipe tem o conhecimento necessário para realizar suas funções na empresa.
As avaliações devem ser aplicadas periodicamente para que os gestores possam acompanhar a evolução da sua equipe. Além disso, esses testes contribuem para o Levantamento de Necessidades de Treinamento. Os resultados determinam quais conhecimentos estão desatualizados, dessa forma, fica mais fácil entender qual tipo de treinamento pode ser aplicado.
O mundo está em constante mudança, portanto, nós devemos atualizar nossos conhecimentos sempre. Isso serve tanto para a vida profissional quanto para a pessoal. Falando sobre o ambiente corporativo, é muito mais vantajoso ter colaboradores dispostos a atualizar seus conhecimentos e adquirir habilidades novas que ter uma equipe presa ao passado, sem ânsia de evolução. O Levantamento de Necessidades de Treinamento não só melhora a performance dos colaboradores como também corrige as possíveis falhas humanas existentes na sua empresa.
Achou as dicas interessantes? Gostaria de ler mais artigos sobre o mundo corporativo? Então, assine já a nossa newsletter e receba periodicamente mais conteúdos relevantes, como este que você acaba de ler.