A gestão participativa é definida como um estilo de gestão em que os líderes colocam ênfase no envolvimento dos funcionários no processo de administração de uma empresa. Apesar de ser algo ainda pouco explorado no Brasil, o método implica no envolvimento do empregado para que ocorra o surgimento de decisões conjuntas para o crescimento do negócio — algo que apresenta muitos benefícios potenciais para quem opta por incentivá-lo.

Esse processo se materializa quando a equipe de gestão originária oferece oportunidades para que os funcionários se envolvam na definição de metas, elaboração de sugestões, desenvolvimento de soluções operacionais e diversas questões relacionadas com o dia a dia de um empreendimento.

Pensando na importância do tema, bem como do valor que a gestão participativa agrega para uma empresa, elaboramos um artigo com os principais aspectos sobre o assunto. Acompanhe!

Os principais processos

O primeiro passo para adotar a gestão participativa em uma empresa é fazer um planejamento de como funciona as atividades do negócio, para então fazer uma divisão dos setores (produção, vendas, RH, prestação de serviços, dentre outros)

Dessa forma, a equipe originária da gestão pode começar delegando pequenas responsabilidades, tanto individuais como comuns. Um exemplo simples é apresentar quais são as metas de cada setor e fazer uma reunião com todos os funcionários para coletar opiniões sobre o que poderia melhorar os números.

Esse processo, além de estabelecer certa responsabilidade sobre cada indivíduo, motiva todo o time a buscar uma solução comum — certamente essa prática demonstra que a empresa se preocupa com seus funcionários.

O importante papel da equipe de Recursos Humanos

Como destacamos, a gestão participativa é uma forte tendência para otimizar nos resultados de um negócio, seja no estímulo da produtividade, quanto na busca por novas ideias para a empresa. Mas tudo isso precisa ser feito com o suporte direto de um time de RH.

Os profissionais são responsáveis por planejar as mudanças e definir como e onde implementar os conceitos da gestão participativa. Como qualquer outro processo, é necessário um acompanhamento atento e que só será efetivo com o suporte de profissionais competentes.

Certamente a empresa estará diante de um grande desafio, mas que é capaz de apresentar uma série de benefícios, como demonstraremos no tópico seguinte.

Os benefícios da gestão participativa

Além das vantagens de agregar uma colaboração otimizada na empresa, a gestão participativa é a marca do sucesso de muitos negócios, como é o caso da Mormaii, HP, Apple e tantas outras. Mas o que motiva essas empresas à adoção dessa metodologia são os benefícios que ela proporciona. Veja alguns:

  • comunicação interna – uma equipe mais envolvida e motivada com o crescimento do negócio;

  • criatividade e inovação – é comum o surgimento de novos produtos, serviços ou processos quando a equipe também possui a responsabilidade de gestão;

  • orgulho – não restam dúvidas que o método participativa incita a sensação de orgulho por trabalhar na empresa, o que agrega uma boa dose de produtividade.

E então, leitor? Já conhecia os benefícios que a gestão participativa pode proporcionar em uma empresa? Aproveite para deixar um comentário e dizer o que achou do tema.