À medida que a Quarta Revolução Industrial desponta, a manutenção e o gerenciamento eficaz de uma instalação estão se tornando cada vez mais importantes. Os edifícios estão ficando mais inteligentes; a tecnologia está se tornando mais sofisticada e precisa ser gerenciada de maneira eficaz para evitar a interrupção dos negócios. É aqui que entram os profissionais de gestão de facilities.
São eles os responsáveis por garantir que tudo relacionado à infraestrutura física do negócio esteja funcionando como deveria, bem como por identificar áreas para maior eficiência e economia de custos.
A importância da boa gestão de facilities
O bom gerenciamento e manutenção das instalações pode oferecer maior adaptabilidade, flexibilidade e sustentabilidade para sua organização.
Ele garante operações de negócios eficientes que não são frequentemente interrompidas por grandes dificuldades técnicas.
O que um especialista em gestão de facilities faz?
De modo geral, a sua função é garantir que a instalação esteja operando como deveria diariamente, completando as inspeções diárias e conduzindo a manutenção proativa e reativa.
Descrevemos abaixo algumas responsabilidades dessa profissão:
- Terceirização e supervisão de contratos e prestadores de serviços para funções como catering, limpeza, estacionamento, segurança e tecnologia;
- Garantir que as instalações básicas sejam bem mantidas e realizar uma manutenção proativa;
- Garantir que as instalações atendam aos padrões de conformidade e regulamentações governamentais.
Características de um bom Gestor de Facilities
Algumas das qualidades necessárias para o profissional de gestão de facilities incluem:
- Construção de relacionamento;
- A Capacidade de Priorizar e ser multitarefa;
- Habilidades de gestão de tempo;
- Trabalho em equipe, liderança e habilidades motivacionais.
Agora que você sabe da importância de um profissional com esse perfil e o quanto ele pode melhorar o funcionamento da sua organização, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo com esse tipo de profissional!