Você já parou para pensar que os seus colaboradores podem ter sugestões bastante úteis para o desenvolvimento do seu negócio? Isso porque eles lidam diretamente com os meios de produção e com os clientes finais. Portanto, os colaboradores são as pessoas que mais entendem dos problemas do cotidiano da empresa.

Dar abertura para que a equipe participe mais ativamente na tomada de decisões é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais força no mundo corporativo. Essa prática é conhecida como employee voice. O termo surgiu recentemente, por isso pode gerar certa estranheza, mas garantimos que a ideia por trás desse nome é mais simples do que você imagina.

Quer saber mais sobre o employee voice? Acompanhe a leitura!

O que é employee voice?

Em tradução livre, employee voice significa voz dos funcionários. O termo foi criado para descrever a capacidade que os colaboradores têm de expressar suas opiniões e ideias dentro do ambiente de trabalho. Sabemos que infelizmente existem empresas que não aceitam que os colaboradores, principalmente aqueles que ficam por conta dos serviços manuais, participem da tomada de decisões.

Como dissemos, o employee voice é um termo recente que surgiu há pouco mais de 10 anos. Sua primeira aparição ocorreu no livro “Management Choice and Employee Voice”, publicado em 2011.

Uma empresa que se baseia no conceito de employee voice tem um canal de comunicação aberto entre a liderança e os demais colaboradores para que reclamações e sugestões de melhorias sejam feitas livremente.

Quais são as vantagens dessa estratégia para a empresa?

Por meio do employee voice, a empresa desenvolve uma gestão participativa. Uma das principais vantagens desse tipo de gestão está no maior engajamento da equipe.

Se você sempre sonhou em ter uma equipe motivada, engajada, que realmente veste a camisa da empresa, então comece a adotar o employee voice. Os colaboradores se sentirão mais à vontade para participar das atividades da empresa, pois sabem que suas ideias serão ouvidas. Dessa forma, a preocupação e o comprometimento com a organização aumentam.

Além disso, quando várias pessoas se dispõem a tentar solucionar um problema, a tendência é que ele seja resolvido mais rapidamente. Como os colaboradores participam das tomadas de decisões importantes, a gestão não fica sobrecarregada e os processos internos se tornam agilizados.

Por último, mas não menos importante, precisamos reforçar a ideia de que colaboradores motivados e satisfeitos geram um ambiente de trabalho mais agradável.

Como estimular o employee voice?

Na teoria, ouvir os colaboradores parece ser simples, mas a verdade é que colocar essa ideia em prática não é tão fácil, principalmente em gestões centralizadas e hierarquizadas.

Portanto, o primeiro passo para estimular o employee voice é flexibilizar a gestão da empresa e permitir um contato maior entre os colaboradores e a liderança. Muitos colaboradores podem não se sentir à vontade para dar sugestões ou fazer críticas estando cara a cara com seus chefes, por isso também há a opção de abrir canais de comunicação virtuais onde os colaboradores podem participar das tomadas de decisão da empresa através de pesquisas de opinião.

Outra forma de estimular o employee voice é dando feedbacks para cada sugestão dada pelos colaboradores. Lembre-se de que as ideias não podem ser sempre negadas, pois eles perderão a vontade de participar já que nunca serão ouvidos.

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