Robô fazendeiro, aplicativos, vasos inteligentes… Então, saiba como a tecnologia na jardinagem pode te ajudar.

Todas as empresas possuem uma área verde, seja ela grande ou pequena.

As plantas estão em todos os lugares e a tecnologia na jardinagem já é realidade em todas as partes do mundo. Atualmente, os serviços de facilities oferecem robôs que aparam e regam a grama, aplicativos que analisam as condições do solo, sensores que medem a necessidade de luz e água, entre muitas outras facilidades.

Neste artigo, a Exal Facilities mostra como a tecnologia na jardinagem ajuda a minimizar o trabalho e deixa os jardins ainda mais bonitos. Por isso, continue conosco e surpreenda-se!

Vaso que dá água para as plantas

A correria diária é intensa e quem nunca esqueceu de dar água para as plantas que atire a primeira pedra. Você sabia que existem vasos que dão água para as plantas sozinhos? A água fica armazenada dentro da base e sempre que a planta sentir necessidade ela pode absorver o líquido.

Sensor que mede água, luz e temperatura

Atualmente é possível adquirir sensores para serem instalados na terra que medem a quantidade de água e de luz e a temperatura das plantas. Dessa forma, sempre que algo estiver errado (excesso de luz, por exemplo), o sensor envia os dados para um dispositivo.

Aplicativos sobre plantas como tecnologia na jardinagem

É possível encontrar na internet uma infinidade de aplicativos que ajudam a cuidar das plantas, incluindo orientações sobre cada tipo e alertas. Sendo assim, alguns bastante úteis que você pode baixar no seu celular são:

  • Gardenia Plant Organizer: ele possui um cadastro com 90 mil espécies de plantas. Nele você encontra informações e dicas de cuidado.
  • Grow Planner: você informa o tamanho do seu espaço disponível e quais plantas deseja cultivar. Por isso, ele irá mostrar a melhor forma de plantio.
  • Minha Horta: esse é para você que gosta de cultivar hortaliças, temperos e vegetais. Dessa forma, ele inclui dicas de cultivo e um espaço para compartilhar dúvidas e ideias.

Robô fazendeiro e cortador de grama

Os robôs também estão na jardinagem. O robô fazendeiro, por exemplo, consegue plantar sementes, remover ervas daninhas e regar as plantas. Por meio de diferentes câmeras e sensores, ele também consegue reconhecer os diferentes tipos de plantas e avaliar as suas condições.

Também é possível encontrar no mercado robôs que aparam a grama. Interessante, não é? Ele possui sensores para não esbarrar em objetos e consegue cortar toda a grama sem o auxílio de um ser humano. Basta você programar por onde quer que ele passe e pronto.

Setor de tecnologia na jardinagem cresceu na pandemia

Com a pandemia causada pelo Covid-19 e a necessidade de isolamento social, o setor de jardinagem foi um dos que mais cresceu. De acordo com o Google Trends, a pesquisa pelo termo “kit de jardinagem” aumentou 180% entre os meses de março e junho de 2020.

E com o crescimento do setor, aumenta também a necessidade da implantação da tecnologia na jardinagem. Por isso, neste artigo, conheceremos alguns exemplos de como isso é possível. Sendo assim, se você quer saber mais sobre o assunto e conhecer outras novidades, fale com a Exal Facilities. Então, até a próxima!