Para que uma empresa mantenha as suas instalações funcionando corretamente, é preciso investir não só na sua atividade principal, mas também nos serviços operacionais. Antigamente, os gestores pensavam que a manutenção dos serviços era um gasto a mais para a corporação. Hoje em dia, já entendem que, na verdade, a manutenção é um investimento.
A seguir, explicaremos melhor o que são os custos de manutenção e mostraremos qual é a relação que eles têm com os serviços de facilities. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
O que são custos de manutenção?
Resumidamente, os custos de manutenção são todos os gastos que envolvem os serviços operacionais da empresa, como energia e água, mão de obra, peças para reposição, materiais de limpeza, substituição de equipamentos, aquisição de EPIs, entre outros.
Como dissemos acima, muitos gestores enxergavam a manutenção como uma despesa que deveria ser eliminada. No entanto, ela tem um papel extremamente estratégico. Afinal, todas as companhias precisam de equipamentos e máquinas. Naturalmente, todas essas ferramentas estão sujeitas a falhas, assim sendo, todas também precisam de manutenção.
Isso significa que a corporação que investe na manutenção de seus equipamentos está, na verdade, evitando gastos maiores no futuro. Além disso, a manutenção também evita que a produção seja afetada devido a alguma falha no maquinário ou nas instalações da empresa.
Como identificar os custos de manutenção?
Esses custos podem ser divididos em três categorias diferentes. Essa divisão permite uma maior análise e a organização dos dados para que os gestores possam entender por que a empresa está precisando de tanta manutenção. Veja, a seguir, como a divisão é feita:
- custos diretos: são todos os custos relacionados à reposição de peças, ferramentas, equipamentos, mão de obra e insumos;
- custos indiretos: surgem da depreciação dos equipamentos, geralmente por causa do uso em excesso. Também estão incluídos os custos na reparação de falhas;
- custos induzidos: estão relacionados a impactos no processo produtivo ou no caixa da empresa, que foram gerados devido a uma falha na manutenção.
Qual é a relação entre custos de manutenção e facilities?
A melhor maneira de reduzir os custos de manutenção é investindo na contratação de uma empresa especializada em facilities. Esse termo é usado para se referir a todos os serviços operacionais que são prestados de maneira terceirizada.
A vantagem de contratar uma empresa de facilities é que você não vai mais precisar se preocupar com os custos de manutenção dos serviços operacionais da sua corporação, uma vez que isso será responsabilidade da contratada. Se você for colocar na ponta do lápis, o custo-benefício do fechamento de um negócio com uma empresa terceirizada é muito bom porque a manutenção gera mais gastos do que essa contratação.
Atualmente, existem, no mercado, várias prestadoras de serviços de facilities. Se você quiser reduzir os custos de manutenção da sua empresa, procure por uma de qualidade. Além de diminuir os gastos, essa estratégia é uma forma de delegar tarefas consideradas secundárias para que a gestão possa se concentrar totalmente na atividade principal da corporação.
Gostou deste texto? Está interessado em contratar uma prestadora de serviços de facilities? Então, entre em contato conosco, da Exal, agora mesmo e saiba mais sobre o nosso trabalho!