É essencial fazer o controle de pragas nas empresas, principalmente, em restaurantes, cozinhas industriais, lanchonetes e refeitórios. Nesses ambientes, é obrigatório buscar estratégias para conter possíveis vetores de doenças, pois eles podem contaminar alimentos e prejudicar o bem-estar dos funcionários e demais usuários.

Algumas dessas pragas podem transmitir doenças como leptospirose, febre tifoide, disenteria, dengue, entre outras. O controle de pragas no Brasil é regido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estabelece que o controle de pragas precisa ser feito por meio de inseticidas e/ou raticidas, tendo-se o cuidado para não contaminar alimentos e funcionários.

Continue a leitura e saiba o que é preciso sobre o tema!

Qual a importância de controlar as pragas urbanas nas empresas?

Acabar com as pragas urbanas em uma empresa é fundamental em muitos aspectos, sendo um dos principais a saúde e o bem-estar dos funcionários e clientes. São diversas as doenças transmitidas pelos vetores.

Além disso, a economia financeira consiste em outro fator importante para realizar o controle de pragas urbanas: por mais que você precise gastar dinheiro para evitá-las, você economiza gastos futuros. Uma infestação por cupins, por exemplo, pode danificar alguma estrutura da empresa e será necessário gastar para arrumá-la. No entanto, se você evitar a propagação dos cupins, a situação poderá ser revertida, e os valores para reparar os danos são bem mais altos do que o montante investido no controle dessa praga.

As empresas que precisam lidar com alimentos devem controlar de forma ainda mais eficiente as pragas, garantindo o bem-estar e a saúde de colaboradores e clientes. Dessa forma, é preciso ter muito cuidado no momento de preparar qualquer refeição, sendo fundamental certificar a inexistência de pragas, pois, caso algum alimento esteja contaminado, o colaborador ou o cliente poderá adoecer. E essa situação não é nada satisfatória para a empresa, podendo levar a grandes prejuízos.

 Como evitar a propagação de pragas na empresa?

Para fazer um eficiente controle de pragas no ambiente empresarial, é necessário fazer uma análise minuciosa do ambiente físico e das condições de higienização, armazenagem e entrega de produtos no local.

Ainda que o local seja mantido limpo, com uma infraestrutura adequada, as pragas podem entrar em caixas de papelão ou em embalagens plásticas que envolvem as mercadorias. Então, para evitar essa situação, analise todos os produtos que chegam.

Os restaurantes das empresas produzem elevada quantidade de lixo, e muitos vetores de doenças podem ser atraídos por ele. Sendo assim, não mantenha a lixeira da cozinha sem troca por mais que meio período, esvazie constantemente. No depósito de lixo, deixe os sacos e as lixeiras sempre bem fechados.

Para evitar possíveis contratempos na empresa, é fundamental controlar as pragas urbanas e, a fim de garantir que as ações sejam eficientes, você pode contar com uma empresa especializada para esse propósito, como a Exal, que tem uma equipe capaz de ajudar você durante esse processo. É fundamental garantir a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores para que a sua empresa consiga se sobressair no mercado.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais sobre esse e outros assuntos importantes!