Concierge é um termo em francês muito conhecido no ramo de hotelaria. A sua tradução literal para o português é “porteiro”, mas a verdade é que esse tipo de serviço vai muito além de apenas atender e recepcionar pessoas na portaria de um estabelecimento.
Podemos chamar de serviços de concierge todas as atividades voltadas para atender às necessidades básicas e especiais de clientes. A seguir, explicaremos mais a fundo o que é concierge e mostraremos quais são as vantagens de se contratar esse tipo de serviço. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura!
O que é o serviço de concierge?
O concierge é a pessoa que costuma ficar na recepção dos hotéis. A função desse profissional é recepcionar e instruir os visitantes com todas as informações mais importantes sobre o estabelecimento. Além disso, o concierge é responsável por ajudar os visitantes a realizarem tudo o que necessitam, como encontrar um bom restaurante ou fazer reserva em um hotel.
Por ser um cargo que proveio do ramo da hotelaria, é muito comum que as pessoas associem esse tipo de serviço aos hotéis ou cruzeiros, mas o concierge pode atuar em outros segmentos, como na portaria de condomínios, em restaurantes e corporações.
Quais são as vantagens de contratar serviços de concierge?
Além do já mencionado atendimento às necessidades dos clientes, confira outros benefícios de contar com serviços de concierge.
Melhora no atendimento aos consumidores
Como já dissemos acima, a principal função do concierge é justamente atender e recepcionar pessoas, como colaboradores, clientes ou fornecedores da sua empresa. O atendimento de um concierge é muito diferente do atendimento de um simples recepcionista, afinal, os profissionais que prestam esse tipo de serviço são treinados para serem extremamente cordiais e prestativos.
Otimização do tempo
O concierge está diretamente ligado à gestão de serviços de facilities, ou seja, atividades secundárias, que podem ser terceirizadas para aliviar as responsabilidades dos colabores de uma empresa. Ao contratar um profissional treinado e especializado para cuidar da recepção do seu estabelecimento, os seus colaboradores poderão investir todo o tempo e esforços na atividade principal da organização.
Resolução de problemas
Os profissionais de serviços de facilities são treinados para solucionar problemas e sanar dúvidas, portanto, tenha certeza de que um concierge saberá informar corretamente onde se encontra cada uma das instalações da sua empresa e quem é a pessoa responsável por cada departamento.
Mais economia
Ao contratar uma empresa prestadora de serviços, você não precisa se preocupar em selecionar e treinar uma equipe própria. Tudo isso será feito pela empresa de facilities, por isso, terceirizar um serviço acaba representando uma forma de economizar.
O que deve ser considerado para contratar um bom serviço de concierge?
Procure empresas especializadas em gestão de facilities. Além de representar uma diminuição dos gastos, terceirizar um serviço é uma forma de garantir que ele será realizado com excelência. As prestadoras de serviços de facilities investem intensamente no treinamento e na capacitação de seus funcionários, portanto, contratar uma empresa terceirizada significa ter a certeza de que você está recrutando os melhores profissionais.
Antes de fechar negócio com uma empresa, peça os certificados ou qualquer outro tipo de documento que comprove a qualificação dos profissionais que você está prestes a contratar. Com o passar do tempo, você vai perceber como a presença de um concierge vai causar mudanças positivas na sua empresa.
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