Você deseja melhorar a produtividade de seus colaboradores e reduzir custos para garantir o crescimento dos negócios e gerar mais lucros? Então, a metodologia 5S é uma excelente opção para ser implementada na gestão da sua empresa.
O 5S é composto por cinco termos japoneses: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que foram traduzidos para o português como “senso”, a fim de não descaracterizar a técnica.
Essa ferramenta de gestão faz com que os funcionários utilizem as práticas (éticas e morais) aprendidas tanto dentro quanto fora do trabalho. Para isso, é necessário criar uma comissão de controle, bem como levantar e avaliar os problemas do setor a ser otimizado.
Veja abaixo nosso passo a passo para aplicar a metodologia 5S em um restaurante corporativo. Boa leitura!
Seiri — Senso de Utilização
A primeira etapa é estimular o bom senso e equilíbrio na hora de manusear os equipamentos, ferramentas e materiais. Esse procedimento tem como base o descarte e a realocação do que for considerado dispensável para os processos da cozinha, garantindo vantagens como:
- melhor gestão de estoque;
- ganho de espaço;
- facilidade de manutenção;
- diminuição de custos.
Esse passo é chamado de inicial, justamente porque prepara o local e os funcionários para as fases posteriores.
Seiton — Senso de Organização
Esta fase tem o intuito de manter o ambiente organizado para a realização das atividades, de modo que possa dar agilidade aos processos.
Materiais como estantes, painéis e etiquetas são muito usados nessa etapa para garantir o controle e a rápida identificação. Além de reduzir o fator tempo, o Seiton torna mais fácil localizar as ferramentas necessárias para exercer as tarefas da cozinha e amenizar os gargalos de produção.
Seiso — Senso de Limpeza
Como é sabido, o funcionamento de um restaurante produz muita sujeira e lixo. No entanto, vale reforçar que a limpeza não deve ser feita somente em utensílios e chão. Existem outros fatores que são classificados como impureza ou poluição:
- poeiras;
- manchas nas paredes e teto;
- odores desagradáveis;
- ruídos altos e contínuos;
- excesso de armários e objetos diversos.
Quando o assunto é alimentação, a limpeza deve ser prioridade, pois é questão de saúde pública. Afinal, causar intoxicação alimentar nos funcionários pode trazer enormes prejuízos, como afastamentos em grande escala, processos jurídicos por parte dos indivíduos lesados e multas da Anvisa.
Sendo assim, a limpeza e higiene não competem somente ao restaurante e sua estrutura física, mas também ao asseio pessoal da equipe. Todos que trabalham na cozinha lidam com alimentos durante sua jornada, portanto, todos devem prezar pela higiene.
Seiketsu — Senso de Padronização e Saúde
Esta etapa visa padronizar as anteriores. Sem criar procedimentos de rotina tudo é perdido. As normas de conduta que são criadas nessa fase devem estimular todos os envolvidos a zelar pela organização, limpeza e higiene.
Os profissionais que fazem parte da gerência e coordenação do restaurante são os primeiros que devem dar o exemplo. Ou seja, é preciso que eles respeitem as normas estabelecidas para que seus subordinados as sigam e se sintam satisfeitos em trabalhar em um ambiente que preza pela qualidade e excelência.
Shitsuke — Senso de Disciplina (ou Autodisciplina)
Por fim, nesta fase, a ética e a moral de cada um devem ser postas em prática, já que é o momento em que as tarefas estão sendo realizadas sem vigilância e por isso, requerem comprometimento e seriedade de todos.
Ao considerar os sensos anteriores, a autodisciplina garante diversos benefícios, como:
- melhoria no clima organizacional;
- maior segurança;
- valorização da equipe;
- melhoria nas relações interpessoais.
Viu só como a metodologia 5s não é tão complicada como muitos gestores pensam? Basta seguir o passo a passo e averiguar como cada etapa está sendo cumprida. Dessa forma, a equipe de funcionários e os visitantes ficam mais satisfeitos com os alimentos produzidos na cozinha. Esse resultado é o grande motivador para implementá-la em restaurantes corporativos.
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