Por mais inofensiva que pareça, a cozinha é um local cheio de perigos, principalmente a cozinha industrial. Vários acidentes graves podem acontecer, portanto, não subestime os riscos deste ambiente. Você, leitor, que tem uma empresa cujo restaurante possui uma cozinha industrial, é melhor tomar alguns cuidados.

Ter um fornecedor de qualidade, que saiba gerenciar uma cozinha industrial com segurança, é essencial. Porém, o mais importante ainda é que você, que gerencia o RH da empresa, saiba cobrar uma boa gestão.

O grande problema é que muitas pessoas não sabem como fiscalizar o andamento de uma cozinha e, por isso, muitos acidentes acontecem. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Neste texto, nós explicamos como evitar os riscos na cozinha industrial por meio da cobrança de uma boa gestão do restaurante da sua empresa. Confira!

Quais são os riscos na cozinha industrial?

Assim como qualquer ambiente de trabalho, a cozinha oferece riscos aos funcionários. Não significa que todos os perigos existentes podem acontecer com todos os restaurantes, mas a falta de limpeza e organização aumentam a possibilidade de algo ruim acontecer.

Cortes, queimaduras e lesões são classificados como os acidentes de trabalho que mais acontecem dentro de uma cozinha, pois os cozinheiros estão sempre em contato com óleo quente, fogo alto, facas e objetos afiados.

Quedas e tropeções também acontecem com bastante frequência e esses acidentes são bem mais sérios do que aparentam. Imagine só uma pessoa caindo em um ambiente rodeado de fogões e panelas escaldantes. Isso não parece nada seguro, não é mesmo?

Além dos acidentes de trabalho citados acima, também existem as doenças ocupacionais, ou seja, aquelas causadas por excesso de movimento repetitivo, permanência em pé por muito tempo, levantamento excessivo de peso e uso de equipamentos inadequados.

Como manter a segurança dentro da cozinha?

Existem algumas medidas que podem prevenir o acontecimento de acidentes indesejados dentro da cozinha industrial. O ideal é que o gerente do RH da empresa confira, periodicamente, como está o andamento da cozinha industrial de seu restaurante e se o fornecedor segue todos os requisitos para manter a segurança de seus funcionários.

Uma cozinha segura deve apresentar os seguintes aspectos:

  • pisos regulares ou antiderrapantes;
  • o ambiente não pode ser obstruído com caixas ou aparelhos;
  • o piso deve estar seco e limpo;
  • luvas de proteção e luvas resistentes ao calor;
  • o uso de máscaras e toucas para evitar a contaminação;
  • deve ser realizada a correta higienização da cozinha.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a validade dos produtos. O fornecedor da cozinha industrial deve cumprir com todos os tópicos já citados.

Nós aconselhamos que alguém esteja sempre visitando a cozinha. Caso você, leitor, perceba alguma violação da segurança na cozinha, cobre uma providência imediata. É obrigação do gestor fornecer um ambiente limpo seguro para os trabalhadores.

Como o fornecedor pode preparar sua equipe?

Além de proteger as pessoas que trabalham na cozinha, também é preciso instruí-las. Logo, um bom fornecedor sempre orientará seus funcionários.

Deve haver um mapeamento de todos os riscos e possíveis acidentes que podem acontecer dentro da cozinha industrial. Os trabalhadores devem estar cientes dos perigos que seu ambiente de trabalho oferece, assim como deve haver uma vistoria para checar se todos estão cumprindo com as normas de segurança.

O mais importante é que a gestão da cozinha industrial ofereça treinamentos de segurança para a sua equipe, principalmente para que eles saibam como agir diante de alguma situação de risco.

Nós sabemos que os riscos na cozinha industrial são diversos e muitas vezes assustam, afinal, ninguém quer que um acidente grave aconteça em seu restaurante. Mas grande parte dos perigos citados neste texto podem ser evitados com um bom preparo da equipe. Por isso, é tão importante que os responsáveis pelos recursos humanos na empresa, na qual o restaurante interno se encontra, cobrem uma boa gestão da cozinha.

Você tem interesse em contratar um fornecedor que monte uma cozinha industrial segura em sua empresa? Então, entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços!