O ambiente de trabalho é onde os colaboradores passam a maior parte do seu dia. Isso significa que, para que eles se sintam bem durante o expediente, o clima organizacional precisa ser agradável, acolhedor e saudável.

Além disso, já não é novidade dizer que o ambiente de trabalho influencia diretamente na produtividade da empresa. Afinal, quando o colaborador se sente bem, ele é também mais produtivo.

Uma das grandes dúvidas dos profissionais de recursos humanos é saber como melhorar o clima de uma organização. Com mudanças simples, é possível transformar o ambiente corporativo para melhor. Veja as dicas que reunimos neste post!

Realize pesquisas de clima organizacional

O primeiro passo para transformar o ambiente corporativo é justamente perguntar a quem faz parte dele. Por isso, uma dica interessante é fazer pesquisas destinadas a cada um dos colaboradores.

Vale fazer um formulário com questões sobre a relação que a empresa tem com o colaborador, quais são os pontos fortes e também o que precisa ser aprimorado para que o ambiente fique melhor. Além disso, é de suma importância que, além do formulário, a empresa também promova reuniões com os colaboradores para debater o assunto — ao menos semestralmente.

Invista na saúde básica da equipe

Em um mercado de trabalho cada vez mais disputado, a empresa que se mostra preocupada com a saúde de seus colaboradores certamente se destaca da concorrência. Contratar um plano de saúde pode parecer um gasto inicialmente. No entanto, esse tipo de benefício é muito importante para melhorar o clima organizacional e, inclusive, é um dos mais valorizados.

Além do plano de saúde, investir na prevenção de doenças por meio de palestras, cursos e treinamentos é parte crucial para aprimorar o bem-estar da equipe e, consequentemente, da empresa como um todo.

Promova o dia da fruta

Por falar em melhoria no ambiente organizacional, não podemos deixar de citar os hábitos saudáveis. Promover o dia da fruta é algo que não gera muitos custos e ainda eleva a autoestima do colaborador, que se sente acolhido e prestigiado.

Deixe à disposição cestas de frutas para que eles degustem durante o expediente. Uma boa dica é optar por frutas que dão mais energia, como a banana e a maçã.

Estipule metas viáveis

Não há nada mais desmotivador para o profissional do que não alcançar as metas que foram estipuladas. É fato que elas são essenciais para que a empresa cresça, mas é necessário refletir se elas são realmente alcançáveis.

Para que essas metas não desestimulem os colaboradores e ainda melhorem o clima do ambiente, analise a situação econômica da empresa e veja quais são as possibilidades reais. Depois, pense no crescimento desejado e transforme isso em metas palpáveis.

Atente-se à gestão das equipes

Um dos maiores problemas em relação à alta rotatividade e ao absenteísmo que muitas empresas enfrentam diz respeito ao modelo de gestão. Antigamente, o chefe era uma pessoa rígida, autoritária e que não ouvia o que os colaboradores tinham a dizer. Hoje em dia, ser chefe é diferente de ser líder.

Um bom líder pensa no bem da equipe, dá espaço para que os colaboradores implementem melhorias e participem do clima da organização como um todo. Converse com todos os líderes da empresa e analisem a melhor forma de liderar os times. Afinal, todos precisam estar alinhados sobre esse assunto.

Com mudanças simples, o clima organizacional da empresa pode melhorar muito. O mais importante é contar sempre com a participação de todos os colaboradores, pois eles podem ajudam em muitos aspectos.

Gostou das dicas citadas? Ficou com alguma dúvida? Escreva um comentário e nos conte sobre a sua experiência em relação a esse assunto!