A Segurança no Trabalho visa promover a proteção e garantir a segurança dos colaboradores em seu local de trabalho. Sendo assim, podemos afirmar que atuação da Segurança no Trabalho nunca se fez tão necessária quanto durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Muitas empresas precisaram manter suas atividades de forma presencial durante a pandemia. Para que as chances de contaminação sejam mínimas, é de extrema importância que essas empresas reforcem as medidas de higiene e proteção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

A seguir nós mostraremos as melhores dicas para evitar ou reduzir ao máximo o contágio do coronavírus dentro do ambiente de trabalho. Continue com a leitura para saber mais!

Reforce a limpeza da empresa

Em tempos de pandemia, manter um ambiente limpo vai mundo além de deixar o chão brilhando e passar um paninho sobre as superfícies empoeiradas. A função da limpeza é, na verdade, desinfetar superfícies que possam estar contaminadas pelo vírus.

Vale lembrar que o contagio do coronavírus também ocorre pelo contato com superfícies contaminas, por isso, é preciso dar ainda mais atenção aos objetos com os quais várias pessoas tocam, como maçanetas e interruptores.

Devido à grande demanda por intensificação da limpeza, algumas empresas criaram novos métodos de higienização, como é o caso da Exal. Criamos a limpeza técnica terminal para desinfetar os lugares de maior circulação e probabilidade de contágio, como banheiros, restaurantes, estacionamentos, salas de reuniões, entre outros.

Promova a higiene respiratória

Como todos já sabem, o coronavírus se propaga pelo ar, portanto, a melhor maneira de evitar a contaminação é promovendo a higiene respiratória. Instrua os seus colaboradores a não usarem as mãos para cobrir a boca ao tossir ou espirrar. O ideal é que usar um lenço de papel e jogá-lo no lixo logo em seguida. Caso a pessoa não tenha um lenço, ela pode cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo.

Na verdade, a distribuição de máscaras é a melhor medida de higiene respiratória. A empresa deve fornecer máscaras o suficiente para que seus funcionários possam estar sempre usando uma proteção limpa, portanto, cada pessoa deve receber de duas a três máscaras.

Incentive as medidas de higiene pessoal

Para evitar que as pessoas tenham contato com superfícies contaminas, a empresa deve incentivar seus colaboradores a higienizar as mãos frequentemente. Coloque pôsteres educativos nos banheiros que ensinem a maneira correta de lavar as mãos.

Além disso, também é obrigação da empresa colocar dispensadores de álcool em gel espalhados por todos os ambientes, em locais visíveis. Por último, mas não menos importante, oriente a sua equipe sobre a importância de evitar levar as mãos até os olhos, nariz e boca. 

Respeite o distanciamento social

Em um local onde há várias pessoas, é preciso manter a distância segura de dois metros entre cada indivíduo para evitar a propagação do vírus. Sendo assim, dentro dos escritórios e salas de reuniões, as mesas e cadeiras devem estar dispostas de maneira bem afastada.

Em ambientes de uso coletivo, como banheiros e restaurantes, o recomendado é que o fluxo de pessoas seja controlado. Portanto, a empresa deve separar seus colaboradores em grupos e distribuir horários diferenciados para as refeições a fim de diminuir a aglomeração dentro dos restaurantes.

Para as empresas, intensificar as medidas preventivas e evitar o contágio do coronavírus de higiene também é uma forma de diminuir a alta taxa de absenteísmo que pode ser causado durante a pandemia. E é claro que os seus colaboradores se sentirão mais seguros e satisfeitos em trabalhar em um ambiente limpo.

Gostou das nossas dicas? Achou o texto interessante? Então compartilhe já este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas possam aprender a se proteger contra o coronavírus.