A área de compras consistia em um departamento que tinha o objetivo de realizar processos operacionais e atividades rotineiras da empresa. Dessa forma, a parte estratégica não era executada, e muitos setores de compras não conseguiam alcançar bons resultados, já que se mostravam lentos, burocráticos e inflexíveis.
Nesse sentido, foi necessário que mudanças começassem a acontecer para que ele ajudasse no desenvolvimento da empresa. Assim, o profissional de compras está ganhando cada vez mais destaque. Isso está sendo potencializado por diversos fatores, como a tecnologia da informação. Continue a leitura e saiba as principais tarefas desenvolvidas pelo departamento de compras!
Contato com fornecedores
Os profissionais da área de compras de uma empresa têm muito contato com fornecedores, visto que trabalham no setor responsável por adquirir os produtos necessários para o funcionamento do negócio.
Dessa forma, o setor de compras deve buscar ter uma excelente base de fornecedores. Antes de realizar qualquer compra, é necessário levar em consideração diversos aspectos, como os preços e as questões de compliance. Após todos esses requisitos cumprirem com o desejado, é que se pode realizar o pedido.
Lembre-se de que todos os produtos e ferramentas de trabalho são essenciais para a companhia. Sem eles, não é possível entregar um serviço de qualidade para os clientes. Em instituições pequenas, o proprietário ou o gestor podem realizar esse trabalho. Já em empresas maiores, é recomendado ter uma equipe especializada.
Produção de orçamentos internos
Uma das funções da área de compras é analisar e produzir os pedidos internos. Ou seja, quando um pedido é feito, pode ser que informações a respeito de sua estimativa de custos já tenham sido comunicadas. Saiba que esse e outros fatores precisam ser analisados e aprovados pelos compradores, assim como a necessidade da aquisição.
Os compradores também podem fazer uma contraproposta, estimar o tempo, propor outra opção, buscar por outro distribuidor ou estimar um novo valor.
Definição de KPIs de compras
O KPI é muito usado no ambiente empresarial. Ele significa “ Indicador-Chave de Performance”. Esse indicador é fundamental em um negócio, uma vez que ajuda a medir o seu desempenho. Para conseguir saber o progresso de cada setor, é necessário que cada um tenha seus KPIs.
Nesse sentido, é importante falar que ter KPIs bem estabelecidos consiste em uma ação fundamental para todos os setores. Já que sem eles não é possível saber o progresso da instituição.
Destaca-se que os KPIs no setor de compras podem ser o número de pedidos atendidos durante o mês, as compras de reposição, o índice de satisfação dos clientes, entre outros indicadores que você considerar importantes.
Portanto, a área de compras de uma empresa é fundamental para um negócio conseguir se posicionar no mercado e se destacar entre a concorrência. Para isso, os profissionais precisam trabalhar de forma estratégica, a fim de realizar compras efetivas para o desenvolvimento da empresa e evitar maiores prejuízos financeiros.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de mais novidades, estamos no Instagram e no Facebook!